
Neste final de semana (24, 25 e 26 de agosto), a cidade de Goiás realizou sua 22ª Festa Bikers, recebendo no município mais de 6 mil pessoas. Recorde de público e motociclistas no evento que já é tradição para o Estado de Goiás e porque não dizer Nacional, pelo fato de ter visitantes de todos os estados brasileiros.
Hoje, celebrado pelos comerciantes e moradores locais como a melhor festividade já realizada no município, já ultrapassando em público o “FICA”, que gira milhões, fora do município. O encontro de motociclistas, além de trazer movimento à cidade, trás renda a toda a rede hoteleira, revendedores, postos de gasolina, lanchonetes, distribuidoras e comerciantes da cidade em geral.
A Cidade de Goiás (Goiás Velho), antiga capital do estado, tem sua beleza natural. Nessa época do ano, um clima quente úmido, cidade que margeia o Rio Vermelho com sua beleza única, terra da poetisa Cora Coralina, cidade dos mais lindos artesanatos, as mais deliciosas guloseimas encontradas no estado, um povo amigo e hospitaleiro de natureza. Por outro lado a cidade recebe motociclistas de todo o Brasil e países latino Americano. Um público diferente que, aos olhos de quem vê de fora, apresentam ser uma irmandade de milhões de pessoas. Na maioria, são motociclistas que nunca se viram, mas ao se encontrarem o respeito e a consideração apresenta se conhecerem a anos. Tudo pelo espírito solidário natural do motociclista. Um evento sem zoeira é ordeira e com muita facilidade de integração ente eles e o meio. Estilo que agrada a população e o comércio vilaboense.
A festa muito bem organizada, com espaço festivo, excelentes atrações com excelentes bandas de Rock , segurança por todo o parque, apoio da Polícia Militar local, uma festa que não apresentou nenhum boletim de ocorrência e ou desordem dentro do espaço festivo.
Mas aos olhos do dedicado organizador do evento Orion Gomes de Amorim, conhecido nacionalmente por “Macaco”, ainda falta muito. Falta apoio estrutural, apoio do governo do estado e automaticamente mais do município. Frente ao grande desenvolvimento do movimento bikers ano após anos, sente quando vê no evento a falta de investimentos em banheiros, duchas e banheiros químicos; falta de iluminação no local, necessidade de interditar ruas; dar acesso facilitado ao córrego, que é de estrema beleza, ser muito próximo do local festivo; sente também a falta de apoio financeiro para desenvolver e ampliar ainda mais o evento, automaticamente revertendo esses investimentos em renda para o comércio local que ganha com a estadia do público na cidade. (...)-“ graças a Deus foi realizado com sucesso mais essa edição do evento. Sucesso total. A cada ano aumentando o número de visitantes e motocicletas em nossa cidade. É um evento que hoje já se torna o número um na cidade de Goiás. Estamos superando um grande evento, que o governo do estado faz e gasta 4.000.000 milhões de Reais e nós mesmo sem o apoio das autoridades, fazemos com muita raça, com credibilidade e apoio dos pequenos empresários locais na realização desse encontro Biker na cidade de Goiás. A cada ano é visto esse sucesso total” (...) “ também a cada ano a dúvida e o medo em fazer o próximo evento, frente a falta de apoio das autoridades, as condições serem poucas, ainda ter que lutar contra a falta de visão de nossos representantes políticos. Os comerciantes querem e precisam desse evento, por trazer receitas para a cidade. Com o apoio, viabiliza realizar um encontro de maior proporção, atender bem os motociclistas e a eles, naturalmente divulgar a nossa cidade lá fora para que tenhamos mais pessoas visitando a nossa cidade. Esse ano recebemos em torno de 7 mil pessoas. Faltando ainda dois meses, já estava reservada toda a rede hoteleira. Tivemos que alugar várias casas, pois a rede hoteleira não comportou em acolher as pessoas. Tivemos um pequeno apoio da Prefeitura Municipal de Goiás e de comerciantes que mesmo pequenos acreditam no evento. Mas, precisamos de muito mais para chegar no nível que o evento e a cidade merece” (...)” Sempre tivemos um apoio muito grande do comando e da Polícia Militar e com isso, nesses vinte e dois anos nunca aconteceu uma ocorrência policial, isso nos incentiva e nos ajuda muito com esse policiamento no local” (...)” Quero que do jeito que vieram, os caras ( Motociclistas) tenham uma boa viagem de regresso para suas casas e já preparem, pois no próximo ano, terá mais Rock n Roll na cidade de Goiás. É um prazer para mim, recebe-los nessa cidade. A minha vida é a motocicleta e quando faço o evento, quero tratar bem a irmandade que rodam muito, uns até 4 a 5 mil quilômetros para vir aqui em Goiás, são verdadeiros motociclistas.
Matéria e Fotos: Ferdinando Ricardo