
Os alunos da Escola Municipal José Morais de Freitas, em Uruana, tiveram uma experiência diferente esta semana. Além dos livros e disciplinas tradicionais, elas participam de atividades educativas para o trânsito com o projetos Detranzinho e Palestra Educativa. Os trabalhos foram realizados pela Gerência de Educação para o Trânsito da cidade.
As atividades incentivam comportamentos seguros no trânsito por meio da metologia do Aprender Fazendo, da Lego Education. O Detranzinho transmite conhecimentos sobre trânsito em diferentes estágios e conta com um micro-ônibus adaptado que abriga atividades pedagógicas. O trabalho é iniciado com uma palestra educativa, quando os alunos são orientados sobre segurança e legislação de trânsito.
No segundo momento, é realizada a atividade Minha Cidade Legal (um tapete pedagógico com seis quadrantes no qual os alunos montam, de forma lúdica, uma mini-cidade) e o Cidade para Todos (a construção de uma cidade com soluções para mais segurança, acessibilidade e fluidez no trânsito).
Para encerrar a dinâmica, os participantes são convidados a guiar um carrinho de controle remoto em uma maquete de 6 m², construída com blocos de montar Lego. A maquete tem as principais características das vias de uma cidade. Na mini-cidade há semáforos computadorizados, estação de câmeras de monitoramento de tráfego e outros dispositivos automatizados. No micro-ônibus, há monitores, de onde os alunos podem acompanhar a movimentação na mini-cidade. Toda a dinâmica tem a duração de duas horas.
Além do Detranzinho, a comunidade escolar também recebeu o projeto Palestra Educativa, de informações sobre segurança no trânsito e que também incentivar posturas seguras, com o objetivo de prevenir acidentes. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Uruana, juntamente com a Secretaria de Educação do município