
Entra ano e sai ano, olimpíadas e olimpíadas e o Vale do São Patrício não acredita e ou não tem investido seriamente em esportes olímpicos, passando despercebido inúmeras oportunidades de surgimento de talentos por meio de atletas que poderiam se destacar e trazer medalhas e títulos para a região.
Meio timidamente na cidade e Rialma surgiu por meio do Professor Carlos Bolinha que atuava na pasta esportiva daquele município um torneio com alunos da rede pública, onde puderam disputar algumas provas que ainda era novidade na região. Provas de pista ( corridas), campo (saltos, lançamentos e rua, testando o limite de vários alunos de várias faixas etárias.
Fica a pergunta, por que ainda não existem nas escolas os equipamentos esportivos para tal?
Falta interesse dos professores locais, falta de apoio ou interesse dos diretores e ou representantes políticos?
Ainda bem que existem empresários que acolhem alguns desportistas e amantes de esportes variados na região, diversificando e trazendo o entretenimento e apoio básico no Vale do São Patrício.
Segundo Subsecretária Regional de Educação de Ceres Professora Márcia Pereira Ribeiro, haverá em breve uma competição estadual onde as crianças e jovens deverão estar aptos a várias competições, para obter bons resultados. Deverá haver muita discussão e empenhos de todos pra que alcancem os objetivos e bons resultados desejados.
Os esportes que pouco aparece nas escolas municipais e estaduais do Vale do São Patrício são; prova com barreiras onde os atletas devem completar uma corrida saltando sobre dez barreiras em suas raias; salto a distancia; salto em altura; salto com vara; salto triplo; arremesso ( Dardo, disco, martelo e peso); marcha atlética; Ginástica artística, Ginástica rítmica; ginástica de trampolim; levantamento de peso; tiro de arco; tiro esportivo; tênis; tênis de mesa entre outros...
Acredita-se que, quando o ensino incorporar de fato as modalidades esportivas olímpicas na rede de educação do Vale do São Patrício, um devido aperfeiçoamento para o esporte olímpico, alunos poderão ganhar muito mais que medalhas, algo ainda mais valioso. O surgimento de uma nova geração de jovens mais preparados, com pouco risco de entrarem no caminho da droga e do crime. Mas disciplina e outras qualidades que caminham junto aos esportes.
Matéria e Foto: Ferdinando Ricardo