INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Saiba mais sobre a Gripe H1N1 e previna-se.
Saúde

A prefeitura Municipal de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de saúde esclarece sobre a gripe H1N1, os sintomas, prevenção e sua transmissão.

 

Popularmente conhecida como “Gripe Suína ou Gripe A “, a gripe H1N1 se antecipou nesse ano e preocupa a maioria dos brasileiros. Confira as principais dúvidas sobre a doença e fique atento aos sintomas e como prevenir.

 

A Gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe, porém mais forte do que aquele que nós já estamos acostumados. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.

 

a Gripe H1N1 chegou no Brasil em 2016 e já constatado em 15 estados, sendo o fluxo maior na região sudeste, sendo que em São Paulo obteve 80% dos casos de todo o país.

 

A transmissão – A Gripe H1N1 como a gripe comum, pode ser transmitida através de contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o Vírus. Sendo que a pessoa infectada pode transmiti-lo entre 24 horas e sete dias após a contaminação, ou seja todo cuidado e pouco com as nossas precauções.

 

Ao contrário do que muitos pensam, não há risco algum de se contaminar através da carne de porco, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC ), o vírus e transmitido apenas de pessoa para pessoa.

 

Os sintomas desse tipo de gripe são muito parecidos com a gripe comum. Dentre os sintomas, podemos destacar os mais conhecidos; Febre acima de 38 C;  dores no corpo; Dores de garganta e de cabeça; tosse seca; espirros; calafrios; fadiga ou cansaço.  Além desses sintomas, é possível ainda, que também ocorra diarreia e vômito na pessoa infectada.

 

A recomendação é que, ao constatar a frequência desses sintomas, ou pelo menos alguns deles, você procure ajuda médica para se submeter a um exame clínico e assim, ter a certeza do diagnóstico.

 

Outras dicas importantes para acrescentar no seu dia a dia é beber bastante água, para que haja acúmulo de secreção; lavar as mãos sempre com água e sabão e evite coloca-las no rosto e, principalmente na região da boca; Se não puder lavar a mão carregue na bolsa um frasco de álcool gel para esteriliza-las; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalha, copos; Evite o contato muito próximo de pessoas infectadas; Evite lugares fechados e com muitas pessoas e mantenha hábitos  saudáveis. Vacine-se.

 

A Previsão é que a partir do dia primeiro de maio, já esteja á disposição em Santa Isabel e no posto de saúde no distrito de Cirilândia.

 

Matéria e Imagem trabalhada: Ferdinando Ricardo