
Nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Rianápolis, presidida por Telma Barbosa da Silva Carvalho, presença dos vereadores Gilber Miranda, Wesley Bezerra, Geoildes Alencar, Lucely Gomides, Jouse Ribeiro, Jovelino Bueno, Edson Egídio e Diogo Oliveira, foram votados e aprovados projetos de leis e vários requerimentos importantes voltados ao bem da população. Em destaque o requerimento do Vereador Geoildes Alencar da Silva que requer ao Poder Executivo, cercar a área de proteção ambiental do município. Em sua justificativa é uma nascente que deva ter cuidados especiais, principalmente quanto a construção de uma cerca para inibir a entrada de animais no período da seca. (...)-“O terreno do Salmo onde foi destinado a ser a nossa reserva ambiental e foi plantado umas mudas de árvores, deve ser cercado pela prefeitura. Se não cercar todo o trabalho vai “por água abaixo”. É só começar a seca o gado vê que a cerca é fraca e começa a entrar(...). Explica Geoildes.
Apoiando o requerimento, o Vereador Edson Egídio lembrou do ICMS Ecológico. Recursos destinado para atender os trabalhos ali realizados de preservação e recuperação de nascentes, favorecendo o seu crescimento e seguir seu propósito. Ainda na construção de aterros, recuperação de mananciais, barragens para contenção das chuvas e outras atividades para gerar resultados positivos para o município de Rianápolis.
O Vereador Wesley Bezerra de Lima, parabenizou o vereador falando com propriedade do valor do manancial, podendo em tempos futuros ser um reservatório de captação de água para o município, frente à quantidade e qualidade virgem da água que brota no local.
O vereador Gilber Roque Pereira de Miranda, argumentou a necessidade de cercar o local e plantar. Sendo necessário cercar para proteger e naturalmente ela se recuperar. Abordou ter muitas nascentes no município e uma deficiência em sua proteção. Enfocou a necessidade de escolher bons representantes políticos que tenham a preocupação com o meio ambiente.
A Vereador Diogo Oliveira Ferreira, analisando o contexto, mostrou a facilidade do município poder ajudar na preservação da nascente. e a mesma estar localizada dentro do município.
A Vereadora Jouse Ribeiro Pereira, explicou sobre o ICM Ecológico e onde poderá ser destinado seu investimento. Abordou ser importante sugerir o Prefeito José Carlos para que faça um projeto ambiental e 50% do recurso investido e destinado ao Meio Ambiente. Lembrou ainda que fica muito oneroso aos pequenos produtores cercar tais nascentes, sendo um bem de todos.
O vereador Jovelino Bueno da Silva alertou sobre as várias nascentes que existem no local e a necessidade de sua preservação.
Matéria e Foto: Ferdinando Ricardo