
O Prefeito de Uruana Cássio Gusmão preocupado com a saúde da população, vem desenvolvendo diversas ações e atendimentos nos distritos e na cidade de Uruana. Neste mês de Março foram visitados os distritos de Perilândia, Francisnópolis, Cruzelândia (cruzeiro) e Ranchão, com atendimento médico, exames eletro Cardiograma, Testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Vacinas de Febre Amarela. Levando informação sobre a DENGUE e atualizando as pessoas que ainda não foram vacinados contra a Febre Amarela no município de Uruana.
A Ação.
Primeiro foram visitados a equipe estratégica da família, ( Médico e enfermeira, técnico), a Coordenadora do Núcleo de Vigilância epidemiológica com os testes rápidos, e a equipe da Sala de Vacina. Foram atendido uma média de noventa e cinco pessoas.
A Ação para o Mês de Abril Seguindo o organograma de atendimento, os próximos atendimentos serão no distrito de Uruita, Braslândia, Uruceres. Fechando os Distritos e Povoados. Após o fechamento iniciará novamente nova ação nos bairros e município de Uruana.
É importante que a população fique atenta a mídia, carro de som, jornais, as redes sociais e os avisos via visitas domiciliar pelos agentes de saúde. “Saúde mais perto de você”.
Para que alcancem a eficácia é necessário que a população faça o preventivo aproveitando os atendimentos e antecipem os diagnósticos para que tenha uma vida ainda mais longa e saudável.
A Secretária de Saúde e Primeira Dama do município Maria Divina Arruda Gusmão, pede as famílias rurais que não consultaram e tem dificuldades de acesso ao município, para que busquem esses atendimentos mais próximos de suas residências. (...)-“ é importante que toda a população de Uruana tenha um cartão de vacinação em mãos. O município tem facilitado e levado o atendimento mais perto de todas as famílias do município de Uruana. Juntos, governo e a população, alcancem uma população mais saudável e mais feliz” (...). Aborda Divina arruda.
A Coordenadora de Atenção Básica da Saúde Renata Aguiar Arruda, lembra que mesmo com todo o trabalho desenvolvido no município, foram quarenta casos de DENGUE e a responsabilidade é dividida com a população que não cuida de seus quintais comprometendo a vida de pessoas inocentes. (...)-" O Prefeito Carlos Gusmão tem se preocupado com alguns focos de DENGUE e quer alcançar a meta ainda maior esse ano. Se não erradicar, diminuir 50% dos casos". (...)-“ os agentes visitam as casas, dão a orientação de prevenção correta, casa por casa. Cada morador deve cuidar de seu quintal, recolher o lixo, evitar o acúmulo de água. Cuidar de sua saúde e da saúde de seu vizinho, pois o mosquito não escolhe casa. DENGUE mata e somos todos responsáveis pelo foco em nossa cidade”(...). Ressalta Renata.
Os agentes de Endemias pedem à população que esteja atenta ao lixo de seus quintais e façam as devidas limpezas. A DENGUE mata.
Matéria : Ferdinando Ricardo
Foto: Atendimento a Saúde popular.