
Por esses dias um importante projeto estará em tramitação na Câmara Municipal de Ceres. Poderá ser aprovado pelos vereadores e regulamentado pelo executivo, oferecendo um novo rumo a história hídrica do município ceresino. Refere-se ao programa “ ADOTE UMA NASCENTE”. No âmbito do município de Ceres.
O programa tem por objetivo recuperar as nascentes de áreas degradadas e preservar as que ainda não foram deterioradas ( pouquíssimas) no perímetro urbano.
Como funcionará caso tenha o apoio e o entendimento dos representantes ceresinos?
Após a identificação das áreas ( nascentes) pela SEMMAS, Secretaria Municipal de meio Ambiente e Saneamento de Ceres; posto um nome à nascente; dado uma inscrição para a área de preservação permanente; nome do adotante; dados técnicos; apresentação do projeto de melhoramento; criar órgão de monitoramento; dar de direito e entregar para o adotante a área para que possa ajudar o município na preservação; ter o monitoramento e recuperação. O município estará assim, ampliando seu leque de ações, envolvendo não só a SEMMAS como obtendo o apoio da comunidade e órgãos interessados; ONGs; Clubes; Empresas; Escolas e outras entidades.
Esse projeto ambiental que está em tramitação, tem como solicitantes os amantes do meio ambiente, Grupo Ação do Cidadão; Gaiolas e JEEP Clube e simpatizantes as causas de proteção ao meio Ambiente.
Matéria e Foto Ferdinando Ricardo.