
Nesta sexta-feira(24) no Prédio da Prefeitura de Rialma os Conselheiros do CONDEMA realizaram mais uma reunião para tratar assuntos pertinentes aos cuidados com o meio ambiente do município de Rialma.
Após ler e ser aprovado a ata da última reunião e suas deliberações, o Secretário Executivo Antoniony colocou em pauta vários assuntos, entre eles a prestação de contas da pasta da Secretaria do Meio Ambiente; discutido os inúmeros problemas encontrados na implantação da rede de esgoto na cidade de Rialma, entre eles os famosos “gatos” onde moradores da parte baixa de Rialma despejam os resíduos e o esgoto nas redes fluviais que além de mau cheiro nas ruas da cidade, contamina os mananciais, favorecem o surgimento de insetos, ratos e outros animais contaminantes; a necessidade urgente das oficinas mecânicas, lavajatos implantarem rede de tratamento do óleo por elas retirado...
Os conselheiros solicitaram ao coordenador, a presença imediata para a próxima reunião da Secretaria Municipal de Saúde para que fique a par dos problemas e que seja realizado uma operação onde descubra as casas que não possuem fossa e estão cometendo o crime ambiental. Ainda que seja solicitado ao Prefeito Municipal Fred Vidigal olhar com atenção ao problema e que faça imediatamente um projeto de lei dando poderes aos agentes de endemias, de saúde e fiscais do meio ambiente para fiscalizar as irregularidades, notificar e posteriormente multar os infratores. Solicitar o apoio da Câmara Municipal de Vereadores para apoiar a ação e solucione o problema, doa a quem doer; discutido o apoio ao CIDERSP; explicações sobre os serviços da assessoria ambiental, assessoria jurídica, repasses municipais entre outros.
Com apenas um ano de trabalho a equipe do meio ambiente de Rialma tem desenvolvidos brilhantes serviços, várias fiscalizações solutivas protegendo o meio ambiente, conscientizando a população e punindo os infratores.
Já será discutido na próxima reunião a necessidade de realizar um aumento nos subsídios dos fiscais que apresentam valores vergonhosos para a classe.
Matéria: Ferdinando Ricardo
Foto WEB