
Eleições nas escolas é um princípio democrático a ser seguido por todos os municípios goianos, afim de tornar uma instituição aberta à comunidade, ser a política e dê melhor qualidade de ensino a todos. Além do preceito legal para a democratização e ser proposto legislativo.
Segundo o Ministério de educação, com a escolha pela comunidade, proporcionará uma nova estratégia devendo ser seguido em todo o país, qual seja a escolha dos diretores pela comunidade escolar.
Frente a tal necessidade, a Vereadora Meire Matias (PSDB) solicitou ao Poder Executivo, que obedeça a Lei do Plano Municipal de Educação para que agilize a eleição das diretoras das escolas municipais. Em sua justificativa, disse ser uma forma democrática da comunidade participar da própria gestão escolar e já ter se passado um ano nesta nova gestão, sendo ainda necessário seguir a Lei tornando a gestão escolar transparente de forma que trará menos desgaste e transtorno pelo fato da própria comunidade escolher a direção da escola de seus filhos. A vereadora afirmou ainda que o plano foi votado no final do ano passado e ser exigência do Ministério de Educação para o Brasil inteiro. (...)-“ É uma exigência que se tenha eleições para as diretoras municipais no Brasil inteiro, não é só Rialma”(...). Enfatizou a vereadora.
Matéria e Foto Ilustrativa: Ferdinando Ricardo