
Nesta segunda-feira (21), no auditório da Câmara Municipal de Ceres, foi realizado uma palestra sobre o comportamento das pessoas.
Professor Cleuton Nunes , que veio de Diadema, São Paulo, lembra que ao longo de sua vida, aprendeu muito com sua deficiência, observando a personalidade de cada pessoa. Podendo assim, apresentar-se sem que colocasse em peso sua deficiência e nem as incomodassem. Como educador físico de ginástica coletiva, aprofundou seus conhecimentos para lidar com as pessoas que estava trabalhando no dia a dia; juízes, médicos, advogados, zeladores entre outros variedades de cargos, pessoas e classes sociais. Personalidades as vezes iguais ou contraditória a outra. (...)-“ Como queria a gradar a todos na sala de aula, sem que descriminasse ninguém e não deixar ninguém triste, comecei a estudar, reestudar em várias fases da minha vida, desde a infância e posteriormente no esporte. Após ser acidentado, pude aprofundar ainda mais nos meus conhecimentos sobre o “DISC “ que são as personalidades mais predominantes no ser humano. Aprendendo essa temática as pessoas se alto conhecem e conhecem os outros seres humanos”(...). Enfatizou o Professor Cleuton.
Sobre uma das suas metodologias, o professor quando se refere ao “DISC” resume lembrando que o “D” é de dominante, pessoa que querem resultados e execução. Líder por natureza. A letra “I” a pessoa extrovertida, que gostam de amizades, sorrir. Onde não se define se está sorrindo ou se está falando, sempre com sua positividade lá em cima. Diz não ás dificuldades e sim as oportunidades que vê em tudo. A Letra “S” a pessoa sem emoção. O equilíbrio entre as coisas, a pessoa que está aparentemente sempre segura, para que sua equipe esteja segura também. Gosta de metas e datas e alguns desafios ponderados. A letra “C” o otimista, que concretiza, que diz;_- eu quero e vou atrás, Vamos fazer isso, que se fizermos isso, vai acontecer isso...
Uma das metodologias do professor é que com essa palestra, desperte a curiosidade e elas busquem mais formação, através de cursos, pesquisas e artigos, ajudando a lidar com pessoas e até se necessário mudar seu próprio comportamento.
O Professor Cleuton Nunes é Para-atleta de canoagem e CrossFit que aos 29 anos de idade perdeu as duas pernas após um acidente de trânsito. Cleuton é um exemplo de fé, superação, determinação, perseverança e força.
Para quem se interessar por um curso, dinâmica e ou palestra, entrar em contato :
@cleutonnunes e no ZAP 011 993128457
Matéria e foto: Ferdinando Ricardo