
Nesta quinta-feira (17) no auditório da Câmara Municipal de Ceres, vários representantes de colégios, faculdades, segmentos da sociedade juvenil local e de outras cidades se reuniram para elaborar o Plano Municipal da Juventude de Ceres.
Insatisfeitos com o espaço oferecido no governo municipal, o retrocesso de direitos no âmbito estadual e federal, vários grupos de jovens querem com isto, auxiliar na implementação de Políticas públicas locais, direcionadas a classe juvenil e ainda participar no processo político, suas elaborações com maior conscientização quanto aos problemas por eles enfrentados.
Esperando a presença de lideranças municipais por mais de meia hora do horário marcado para formar a mesa diretiva e não obtendo êxito, deram início aos trabalhos com a presença apenas do Vereador Reiller Seabra da cidade de Ceres e Vereadora Jusleide Neris da cidade de Rialma. Com mais de 250 jovens a audiência teve seu êxito pelo fato de além da participação espontânea, obteve um total apoio de várias entidades presentes; Instituto Federal Goiano, Presidente do Conselho Municipal da Juventude de Anápolis, UniEvangélica Campus Ceres; Colégio Estadual João XXIII; Jovens do Curso de Direito da UniEvangélica; Grupo Motociclístico Anjus da 153, Grupo AJA, Grupo ASA – Associação do Som Automotivo, Grupo 1000 Jovens; Colégio Imaculada Conceição; Pastoral da Juventude de Ceres; Representante do Movimento LGBT entre outros.
No decorrer da audiência foi informado a real importância da criação do Conselho Municipal da Juventude em Ceres e posteriormente nas cidades vizinhas para que juntos possam buscar seus direitos, anseios e poderes constituídos junto ao município bem como o espaço para discutir, elaborar, participar e desenvolver programas voltados aos jovens de seus municípios. Desenvolver trabalhos em parceria com entidades relacionadas ao tema além de buscar apoio dos governos, empresas e sociedade.
A criação e implantação do Conselho Municipal da juventude em Ceres será um marco histórico, pelo fato dos jovens serem protagonista do seu espaço hoje e das gerações futuras. Poderem fiscalizar, argumentar e colocar os Jovens dentro da política, dando oportunidade de ouvir e ter voz aos seus anseios.
Após traçado os meios legais de tramitação para a criação do conselho o Vereador Reiller Seabra se dispôs em apoiar nos trabalhos e desenvolvimento do COMJUVE, Conselho Municipal da Juventude.
O projeto criação do Conselho Municipal da Juventude, do Fundo Municipal de Políticas para Juventude será encaminhado ao poder executivo e legislativo para que seja visto, aprovado e siga os tramites legais para sua fundação e criação.
Matéria e Foto: Ferdinando Ricardo