INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Uruana realiza a 1ª Conferência Municipal de saúde da Mulher e Vigilância em Saúde
Saúde

Nesta sexta-feira (19) foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde de Uruana. Reunindo representantes da comunidade, feito o credenciamento, foi oferecido um café da manhã aos convidados e autoridades e logo após formada a mesa diretiva pelo Prefeito Municipal Cássio Gusmão de Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Uruana Maristela Campos Nogueira, Primeira Dama e Secretária Municipal de Saúde Maria Divina Arruda Gusmão, Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás Liorcino Leo  Mendes, Presidente da Conferência Alfredo Moreno Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Uruana Nivaldo Nicolau as Silva, Secretária Municipal de Ação Social, Cidadania e Trabalho Carolina Beatryz de Lima, Secretário de Educação,  Esporte, Cultura e lazer Ery  Luiz Brandão Júnior,Secretário Municipal de Finanças Gisele Santos Silva Tomé, Presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Uruana Fernando Santos Alencar, Representante da Igreja Católica Padre Vilmar Nunes Marques, Representante das Escolas Estaduais do município Keite Monteiro, representante das Escolas Municipais a Diretora da Escola José Morais de Freitas a Sra. Maria Leonora Silva Lourenço.

Dando início aos trabalhos da conferência o Prefeito Cássio Gusmão  discorreu sobre as últimas ações frente ás dificuldades em que o município de Uruana atravessa, resumidamente falou sobre a marcha dos prefeitos á Brasília e discursou sobre a conferência, seus temas e eixos temáticos, a importância dos assuntos dentro do cotidiano da sociedade.

Após a Coordenadora Geral da Conferência Renatha Aguiar Arruda realizou a leitura da portaria SMSVISA nº 001/2017 de 11/05/2017; o Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás Sr. Liorcino Leo Mendes fez a chamada para a discussão e deliberação da plenária do regimento da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde de Uruana. Ficando alterado os seguintes pontos; retificado o endereço da realização da 1ª Conferência Municipal  de Saúde da Mulher e Vigilância de Saúde e Uruana sendo  deliberado e efetuado na Rua Manoel Ferreira Pires s/nº , Salão de eventos da  Paroquia São Sebastião, Setor Central; Alterado a redação onde o Credenciamento de observadores respeitará o horário acima estabelecido, sendo o mesmo por ordem de chegada e encerrará imediatamente quando atingir o número de vagas disponíveis que será 300 (trezentas) pessoas de acordo com o regimento; Será introduzido dois parágrafos com as seguintes descrições: Todos os delegados Natos da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher e Vigilância da Saúde de Uruana, concorreral de igual modo com todos os demais delegados para a eleição de delegados para a etapa regional e ou estadualdentro de seus respectivos segmentos; deverá ser respeitado na escolha dos delegados,a paridade obrigatória na forma da legislação pertinente. Devendo ser garantido na escolha dos delegados 01 (uma) vaga para um conselheiro do CMS Uruana/Go.

Logo após Danilo Rabelo discursou sobre os eixos Violência e Acidentes e porque e para que fazer a vigilância do óbito, dando oportunidade aos presentes para dirimirem suas dúvidas; A Enfermeira Roberta Rodrigues realizou a exposição dos Eixos “ Atenção ás mulheres em situação de violência na Atenção Básica” e “ Atenção ginecológica, climatério e prevenção dos canceres de colo, útero e de mama. Também com esclarecimento de dúvidas aos presentes.

Após o almoço o presidente da conferência deliberou a leitura dos eixos temáticos; a) Violência e acidentes b) Porque e para quê fazer a vigilância do óbito. c) atenção ás mulheres em situação de violência na atenção básica. D)  Atenção ginecológica, climatério e prevenção de canceres de colo de útero e mama na atenção básica. Logo após divididos em grupos de forma aleatória e democrática e após estudos foram apresentados os eixos temáticos pelos facilitadores de cada grupo, logo em seguida o debate da plenária entre apresentador e  defensor do tema.

Os textos foram colocados em discussão para deliberação em plenária, que logo após longo e caloroso debate, foram todos aprovados de forma unânime. Foram escolhidos os delegados que irão  participar da Conferência Regional e ou Estadual; Titulares: Alfredo Moreno Oliveria,Renatha Aguiar arruda, Fernando Santos Alencar e Cícero Ferreira dos Reis. Como suplentes; Daiane Cristina Martins Veloso, Igor Rodrigues Ferreira Tavares, Alinne Costa Arruda e  Samara Alves Vaz.