
Dia 16 de Abril é comemorado o dia Mundial da Voz. Em Ceres, durante a semana haverá uma atenção especial aos profissionais que trabalham com o uso da voz no seu dia a dia.
A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde apoiou o CEREST que é um órgão responsável pela saúde do trabalhador, onde estará orientando e capacitando professores, educadores e monitores da educação a executar sua função, aproveitando melhor a sua voz, com prevenção de distúrbio de voz e assim evitar danos á sua saúde.
Na palestra a fonoaudióloga Sheila Patrícia Duarte Brito alertou sobre a falta de conhecimento dos profissionais, a falta de fazer o uso adequado da voz, higienização correto, o trabalho inadequado do fortalecimento da voz a má hidratação criando patologias da voz, a ?roquidão?, nódulos, calos e até a possibilidade de adquirir um câncer.
Sheila lembra ainda que o profissional no seu dia a dia, deve fazer um aquecimento da voz antes de entrar na sala de aula,ter cuidado com a alimentação, manter atividades físicas, dormir bem, consumir bastante água e alimentos adstringentes como a maçã, folhas verdes, goiaba..., Não gritar em sala de aula, não fazer uso de condimentos; chocolates, cigarro, álcool assim evitar ressecar as cordas vocais.
Os profissionais que por alguma razão maior não participaram dos cursos e ainda querem estar atentos a melhor qualidade de vida, devem procurar o CEREST na Secretaria Municipal de Saúde ou pelo telefone 3323 2095, onde serão encaminhados e se necessário um atendimento individual.
A Coordenadora do CEREST Nádia Correia lembra que o bem estar, a boa saúde dos trabalhadores municipais na lida diária é uma preocupação do Prefeito Rafaell Melo. Informando que durante o ano várias outras palestras educativas e de prevenção estarão sendo ofertada a todos os funcionários públicos municipais.
Após a palestra no CMEI Zilda Ivone será percorrido todas as outras escolas municipais de Ceres.
Foto e Matéria: Ferdinando Ricardo
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação.