
Em um acordo comum na sede do Centro de Endemias de Rianápolis, equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Secretário Cristiano Fernandes dos Reis, Chefe de Departamento de Meio Ambiente, Wuathya Faria Lima de Pina, agentes de Combate de Endemias, Vicente Rodrigues de Pina, Gerente de Endemias, Diogo Tavares Machado, Carlos Antonio Rosa Barbosa, Jairo Cesar de Araujo, Ari Silva Junior, Altair Moreira de Castro, Jhonathans Matheus Ribeiro dos Santos, Rubens Jacinto do Couto discutiram sobre as ações e a importância do trabalho que os agentes desenvolvem na comunidade. Na reunião o foco foi a unificação de ações para tratar sobre a divulgação e execução da coleta seletiva que será reimplantada no município de Rianápolis, tendo como objetivo a redução de resíduos sólidos e a educação ambiental da população.
Os agentes comunitários de saúde com a chance do contato pessoal no dia a dia com os moradores podendo contribuir para esse trabalho junto à Secretaria. Wuathya explicou sobre a importância de se fazer a coleta, na tentativa de eliminar o lixão, reduzir doenças e diminuir ambientes propícios para o aumento de mosquitos e outras pragas.
O gerente de Endemias Vicente ressaltou o trabalho em que os agentes fazem e que não seria trabalho algum contribuir para a divulgação e trabalho da Secretaria em conscientizar toda a comunidade, sendo um prazer poder ajudar, de forma que seriam ajudados na questão de diminuir focos de mosquitos.
O secretário Cristiano explicou o plano de conscientização e educação ambiental que será feito antes de recomeçar a coleta seletiva, quanto a participação dos veículos de comunicação, conscientização nas escolas e porta a porta contando com ajuda dos agentes na entrega de panfletos e adesivos nas casas. O mesmo feitos em ações pela equipe da Secretaria.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e os agentes se comprometeram se empenhar no trabalho de conscientização junto a comunidade e todos juntos melhorar a qualidade de vida de toda a população.
Matéria Ferdinando
Foto: SAMA