
Em entrevista ao jornal Folha de Ceres, fomos conhecer melhor a nova Secretária de Desenvolvimento Social de Ceres, seus primeiros trabalhos, suas preocupações com o bem estar da população ceresina.
Jornal Folha de Ceres - Em resumo, quem é a 1ª Dama do Município de Ceres?
Wânia Lúcia Melo - Sou Wânia Lúcia de Sousa Melo, nascida e criada na cidade de Ceres que tanto amo, meus pais são moradores de Ceres e junto com eles morei a vida toda aqui. Primeiramente sou grata a Deus, por estar casada há mais de 08 anos com Rafaell Melo e à oportunidade que Deus me deu de ser mãe de duas meninas, que alegra ainda mais nosso lar.
Jornal Folha de Ceres - Assumindo a pasta de Secretária de Desenvolvimento Social em poucas semanas, como você vê e sente o clamor da população ceresina?
Wânia Lúcia Melo - Tenho percebido uma carência da população e a necessidade de amparo de uma primeira dama, até porque há aproximadamente 06 anos que a população de Ceres clamava a falta de uma primeira dama bem presente, frente a ausência dessa personagem na última gestão. A população priva muito por esse lado. E falando em primeira dama presente, tenho como referência Vanda Melo que deixou marcas com trabalhos sociais a toda população. E eu, como nora de Vanda, irei fazer um trabalho de excelência a nossa cidade.
Jornal Folha de Ceres - Como está o amparo das crianças no município? E quais as mudanças que já ocorreram nesses dois meses frente a Secretaria de Desenvolvimento Social?
Wânia Lúcia Melo - Falando em crianças irei falar sobre a parte física, onde trabalhamos com os direitos das crianças e adolescentes que é o Conselho Tutelar. Portanto a primeira ação foi atender uma reivindicação da classe. Pegamos o Conselho Tutelar que se encontrava em um local precário á doze anos e instalamos em outra sede. Pelo fato de estarem em um prédio bem danificado, com goteiras, molhando os equipamentos, e com uma parte do teto já tendo desabado. Ao estudar os espaços que tínhamos ligados a Secretaria de Desenvolvimento Social, retiramos os mesmos desse local precário e transferimos para outro local, onde até então funcionava o CREAS, e o CREAS foi transferido para funcionar juntamente com o Centro de Referência da Mulher. Hoje todos esses espaços estão com uma instalação digna, ar condicionado, equipamentos novos o que se fazia necessário para um melhor atendimento aos usuários. Lembrando que agora todos os polos CRAS, CREAS, CONSELHO TUTELAR e CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER estão situados um ao lado do doutro, facilitando o atendimento ao público pela proximidade.
Jornal Folha de Ceres - Lembrando da terceira idade, houve mudanças?
Wânia Lúcia Melo - O Projeto Conviver foi um dos Projetos onde a Vanda Melo fez um excelente trabalho, e que foi o auge da cidade de Ceres, abrilhantando ainda mais os encontros da terceira idade. Viajavam, confraternizavam e se divertiam. Ao assumir, fiquei decepcionada pela desorganização que estava a sede do projeto. Na parte inferior do prédio do Curumim onde até então estão se reunindo, eram tudo entulhado dentro de uma sala, cadeiras, caixas amontoadas, estoques e que na realidade funcionava como um depósito de materiais do Projeto Conviver. Apenas o andar de cima era usado para os encontros semanais. No tempo de Valter Melo eles tinham uma casa, com recepção, local para sentar e fazer suas atividades. Mas já chegamos, e damos cara nova ao local. Hoje contamos com a secretaria do referido projeto, com instalação de computadores, sala de estar, exposição de fotos antigas, mesa com cadeiras para atender aos idosos que ali procurarem, e também colocamos uma grade de proteção no balcão inferior do prédio para melhor organização do espaço. Queremos cadastrar cada idoso e fazer uma busca ativa para aumentar o numero de participantes, construir uma sede própria e montar o conselho do idoso ainda inexistente em Ceres, e através desse conselho melhorar a qualidade de vida, comprar um ônibus e dar condições para que eles lutem pelos seus direitos assegurados.
Jornal Folha de Ceres ? A OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) estará presente nesta gestão?
Wânia Lúcia Melo - Já fizemos duas visitas na OVG em Goiânia. Uma para conhecermos os benefícios oferecidos, e outra com os profissionais do CRAS e CREAS para conhecermos a parte burocrática para aquisição dos mesmos, para que assim possamos atender às demandas da nossa população. A informação que tivemos, foi que a cidade não solicitava benefícios para a população a mais de um ano e meio. E Ceres hoje necessita de amparo da OVG, pois temos uma grande demanda dos benefícios oferecidos por esta entidade.
Os benefícios oferecidos em parceria com a OVG são:
- cadeira de roda
- cadeira de banho
- andador
- colchão caixa de ovo
- malha compressiva
- leite Aptamil 1 e 2
- leite Aptamil soja 1 e 2
- frauda geriátrica
- frauda infantil
- enxoval de bebê
- colchão d´agua
- muleta
- bengala
- muletas canadenses
Até aproveito deste meio de comunicação para informar a população ceresina que, quem estiver necessitando pode procurar o CRAS, que está localizado ao lado da Feira Coberta. Assim, organizaremos toda a documentação e será feito a busca do material em Goiânia. Informando ainda a nossa população que em Goiânia além da casa de apoio da OVG, contamos com a nossa casa de apoio do município aos pacientes que necessitam de auxílio.
Jornal Folha de Ceres ? As famílias carentes que necessitam da Bolsa Família devem procurar onde?
Wânia Lúcia Melo ? O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)O Bolsa Família antes funcionava dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social, não sendo o local adequado, então mudamos para o local correto que é no CRAS. Lembrando que o CRAS é a porta de entrada para qualquer atendimento assistencial que a família necessita.
Jornal Folha de Ceres ? Temos acompanhado em outros municípios uma ineficiência dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social. Como tem feito para movimentar e realizar essas ações?
Wânia Lúcia Melo ? Ainda estamos trabalhando sem mexer com dinheiro, primeiro pelo fato de todas as prefeituras e suas secretarias estarem no vermelho. Mas nossas ações já realizadas como disse antes, são nas mudanças de locais dos prédios que já existiam, recebendo também apoio da comunidade e de outras secretarias do município para que esses trabalhos fossem realizados.
Jornal Folha de Ceres ? Os jovens que querem interagir uns com os outros terão oportunidade nesta gestão com oficinas de aprendizagens?
Wânia Lúcia Melo - Sim!!!! Mas não só os jovens, tambémiremos atender crianças, adultos e o idosos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, hoje funcionando na antiga APAE, onde iremos oferecer a toda comunidade as seguintes oficinas:
- flauta
- bateria
- teclado
- violão
- canto (Coral)
- teatro
- artesanato
- conto de histórias
- estímulo em leituras
- natação
- futebol de salão
- informática
- balé
- zumba
Lembrando que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca ampliar trocas culturais e de vivencias, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e convivência comunitária. Temos também em parceria com o Governo de Goiás e Secretaria Cidadã o Projeto ?Menor Aprediz? onde atendemos adolescentes de 14 anos até 17 anos e 11 meses.
Jornal Folha de Ceres ? Qual mensagem fica para a população de Ceres?
Wânia Lúcia Melo ? Quero agradecer primeiramente a Deus e a toda população pelo carinho, que até o momento tem me acolhido muito bem, depositando em mim uma esperança de desenvolver um bom trabalho. Dizer que tudo que estiver á meu alcance, não medirei esforços para realizar, e assim procurar a cada dia trabalhar mais e mais para a população de Ceres que eu amo tanto. Lembrando que eu como Primeira Dama, estarei ao lado do Prefeito Rafaell Melo para ajuda-lo fazer uma gestão diferenciada.