INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Secretário Municipal da Saúde José Fleury fala sobre a saúde em Ceres
Saúde

Trinta dias após assumir a cadeira de Secretário de Saúde em Ceres, José Fleury Junior, fala sobre a gestão para os próximos quatro anos.
Jornal Folha de Ceres - O que a população poderá esperar da nova gestão na pasta da saúde?
José Fleury ? Muita dedicação e muito trabalho. Pegamos uma secretaria muito sucateada, na questão de infra estrutura. Sem medicamentos ambulâncias estragadas e já estamos empenhados em socorrer tais problemas. Já providenciamos algumas ações entre mini reformas, algumas obras novas como a Unidade Básica do Tropical (obra inacabada), a Unidade Básica da Vila Pedrosa ( inaugurada sem que fosse terminada), Já liberamos mais de 200 exames de média e alta complexibilidade não realizados em Ceres (Anápolis, Goiânia e Brasília) fizemos ajustes finais para o uso dessas estruturas e também a própria estrutura organizacional da secretaria, na questão de médicos, contratos que havia com valores exagerados, a exemplo os médicos reguladores onde já colocamos os médicos efetivos, dando uma cara nova para a secretaria e um atendimento melhor para o público, principalmente na humanização do cidadão ceresino.
Jornal Folha de Ceres ? A décadas uma das grande dificuldades para os moradores de Ceres que necessitam de tratamento e a permanência em Goiânia foi a falta de apoio. Já foi feito algo nesse sentido?
José Fleury ? Já instituímos a casa de apoio em Goiânia. Lá na capital os pacientes ceresinos que vão fazer o tratamento de sua saúde, tem um tratamento diferenciado. Já contam com uma recepção, café da manhã, um almoço, um jantar, um lugar para descansar, ficar aguardando a hora de voltar para casa assistindo uma TV, aos mais debilitados, um local pra deitar, se precisar ficar para pernoitar, terá a sua estadia. Temos e vamos tratar o cidadão ceresino como ele merece. O prefeito Rafaell Melo nos dá essa incumbência de não deixar o cidadão ceresino desamparado nessa área.
Jornal Folha de Ceres ? Ceres já é consagrada a cidade polo também na saúde. Como está a parceria com as demais cidades que necessitam desse serviço junto á sua população?
José Fleury ? A várias parceria e acordos com as demais cidades para o tratamento na saúde. Cada serviço que a cidade de Ceres oferece na saúde, é pactuado com alguns municípios. A exemplo o CAPs ? Centro de Atenção Psicossocial, pactuado com quatro municípios; Centro de Referência em Reabilitação, pactuado com mais de trinta municípios; o serviço de urgência e emergência (SAMU e UPA) pactuados com mais de vinte e seis cidades dependendo do serviço que for prestado.
Jornal Folha de Ceres ? Como está a parceria com os demais poderes da tripartite?
José Fleury ? Temos recebido verbas do Ministério da Saúde, o Governo do Estado de Goiás também tem enviado as verbas da tripartite (Governo Federal, Estadual e Município). Ouve um atraso á alguns anos atrás, mas hoje já está normalizado e essa pactuação com os municípios onde cada um com sua ?compra de serviço? PPI ? Programação de Pactuação Integrada. Neste caso Ceres tem perdido um pouco para com os outros municípios. A questão bem grave é o SAMU. Todos os municípios estão inadimplentes para com o município de Ceres. Em torno de R$ 450.000,00, em exceção a cidade de Santa Isabel, que todo serviço que usa é pago imediatamente da melhor forma possível.
Jornal Folha de Ceres ? E a receita, dá para cobrir as despesas em todos os meses do ano?
José Fleury ? Sobre os apertos financeiros, existe uma queda na receita de todos os municípios brasileiro á partir do mês de agosto. Onde o gestor tem que criar uma ?gordurinha? de janeiro a junho para poder suprir com as despesas da saúde nesses meses seguintes. Do mesmo jeito que cai para as prefeituras, cai também para o estado. Ocorrendo que ás vezes esses repasses podem ter um atraso na data específica. Já aconteceu isso em Ceres, mas hoje está tudo funcionando corretamente.
Jornal Folha de Ceres ? Esses meses é o período onde mais se trabalha no combate as endemias, principalmente a dengue a chicungunya e a Zika. Como vai ser esse ano?
José Fleury ? Nós já começamos um mutirão no combate ao AEDES, tivemos o dia ?D? no dia 25/01 saindo do CEO ? Centro de Especialidade Odontológica. Visitamos todas as casas em Ceres. Esse mutirão vai funcionar durante os seis primeiros meses do ano (Jan/Jun) com um lançamento oficial, todos os agentes de combate a endemias epidemiológicos. Os agentes comunitários das unidades de saúde, vão de casa em casa todos os meses. O Ministério de saúde preconiza que a visita do agente deva ser a cada três meses. Aqui em Ceres vamos todos os meses na casa do cidadão. Ceres já teve um surto de DENGUE e ela mata pessoas. Não queremos isso aqui em Ceres novamente. O problema de não encontrar o morador em casa, está fazendo com que aja uma mudança de turno estendendo uma hora aos agentes (19hs) para que possam estar junto com o morador que sai bem cedo de casa e só volta á noitinha, assim poder dar as informações de prevenção necessária. Lembrar que todos nós somos responsáveis, mas a limpeza da casa e dos lotes e do cidadão. Temos feito o combate nos prédios públicos, o Prefeito Rafaell Melo preocupado com o acúmulo de sujeira, tem feito os mutirões da limpeza da cidade, e junto com esse mutirão está a equipe da saúde com as visitas para preservar a vida o cidadão ceresino.
Jornal Folha de Ceres ? Quais as principais recomendações passadas aos moradores ceresinos?
José Fleury ? Os agentes tem acompanhado a limpeza dos lotes; tem entregado um panfleto com dicas e informações necessárias, pedindo para tapar as caixas d água, devolução de pneus; virar garrafas de cabeça para baixo, colocar areia nos vasos e plantas, cuidado com latas e recipientes que acumulam água etc. Assim evitar local em que possa ser criadouro do AEDES. Demos o ponta pé e temos tido resultados positivos. Não custa nada lembrar que 2014 e 2015 tivemos uma epidemia de DENGUE no nosso município com quase 7.000 casos. É raro você conhecer uma pessoa aqui em Ceres que não pegou DENGUE. Esse é o cuidado que queremos ter com a comunidade. Ainda sim o maior problema são as casas onde não encontra seus moradores. Fica o pedido a esses moradores onde os vigilantes não conseguem fazer contato. Caso não for encontrados a noite pelos vigilantes da saúde, que façam a limpeza dos lotes, façam a varredura em tudo que pode acumular água. Cada um fazendo sua parte, estaremos cuidando da nossa saúde, da saúde de nossa família e por fim a saúde de nossa cidade.
Jornal Folha de Ceres ? Está sendo bem divulgado?
José Fleury ? Estamos fazendo esse trabalho de conscientização nos jornais, rádios, com panfletos entregues nas moradias, pedindo para esses cidadãos que ainda não recebeu a visita que colabore com a sua vida e a vida de seu vizinho. Mas mesmo divulgando nos meios de comunicação de nossa cidade é importante a participação de todos. Em ação conjunta, falar com nossos vizinho, com nossos parentes. E por fim todos ajudar a fiscalizar para um bem maior.
Jornal Folha de Ceres ? Sobre as novas conquistas junto a saúde? Já temos alguma boa notícia a população?
José Fleury ? No dia 31 quando já assumimos, tivemos esse cuidado de fazer as visitas. No dia primeiro já era de nossa responsabilidade. Conversamos com os administradores e gestores que tomam conta do SAMU, Associação Pio X. Nessa gestão compartilhada tem alcançado um trabalho de excelência. Mesmo pegando uma estrutura totalmente sucateada, com somente uma ambulância funcionando, já restauramos mais duas, hoje com três ambulâncias, duas no SAMU e uma na UPA. Aos poucos só vamos melhorar os serviços prestados de emergência.
Jornal Folha de Ceres ? Sobre a construção das UTI em Ceres?
José Fleury ? A Associação Pio X é uma instituição filantrópica e a tempos vem trabalhando nessa construção, precisa do apoio do Governo do Estado. Já estivemos reunidos com o Bispo Dom Eugênio e vamos junto ao Governador Marconi Perillo buscar uma audiência com o Prefeito Rafaell Melo na busca de mais recursos para finalizar a construção dessa UTI, que disponibilizará dez leitos de suma importância para a cidade de Ceres e região.
Jornal Folha de Ceres ? Sobre a hemodiálise em Ceres?
José Fleury ? A hemodiálise já funciona em Ceres já a algum tempo, seu acompanhamento vai da atenção básica, onde todas as cidades usam, funcionando através do próprio sistema regulador do município. Um serviço aparentemente sem fila.
Jornal Folha de Ceres ? Sobre o Hemocentro e a doação de sangue no município?
José Fleury ? No banco de Sangue de Ceres, conseguimos uma reforma a pouco tempo e logo já será inaugurada. O que precisamos é de mais doadores. A população tem que se conscientizar e ter o hábito de doar sangue sempre. O Hemocentro tem realizado mutirões de recolhimento de material nos municípios para tentar suprir a necessidade.
Jornal Folha de Ceres ? Sobre a hanseníase?
José Fleury ? Ceres é um dos poucos municípios que tem um trabalho frente a hanseníase. Disponibilizamos o atendimento gratuito, a consulta dermatológica com o Dr. Fernando Corso que á anos já vem prestando bem esse serviço na comunidade, atendendo um dia da semana em cada Unidade Básica de saúde.
Jornal Folha de Ceres ? Para aquele cidadão que nunca precisou dos serviços de saúde do município e hoje por um fato qualquer necessita. Como fazer?
José Fleury ? Todo morador recebe a visita de um agente de saúde. Solicite o seu cartão, caso não o tenha, com seu cartão em mãos, basta seguir a (UBS) Unidade Básica de saúde mais próximo de sua residência. Lá o médico vai diagnosticar. Se preciso fazer alguns exames, ou um fato mais complexo, o médico vai encaminha-lo a outro médico da área. Mas sempre começa no seu bairro, com o seu médico.
Ceres tem ainda junto ao Instituto Federal Goiano (Campus Ceres) em parceria com a prefeitura de Ceres a Ecoterapia, oferecido pelo Centro de Reabilitação, funcionando no Centro de eco terapia do IF. Um trabalho magnífico e gratificante pelos seus resultados. Convido a população para conhecer. Ceres hoje oferece muitos serviços que aos poucos vamos apresentando a toda a população além dos serviços que vamos melhorar a exemplo o laboratório abandonado na gestão passada. Vai voltar a funcionar o laboratório com credibilidade acima de tudo. Trazer para o cidadão o atendimento com respeito. Vamos ouvir os anseios do cidadão, os secretários, o prefeito e toda a administração de forma geral. Respeitando sempre o cidadão ceresino