
A dengue é uma doença perigosa e que pode inclusive levar à morte se não tratada adequadamente, ou se for do tipo hemorrágica, a mais grave. O mosquito ainda é responsável por transmitir outra doença, a malária urbana.
A doença é transmitida através da picada de um pernilongo chamado Aedes aegypti, e por isso é de extrema importância que as pessoas ajudem a combater este inseto em suas casas e na comunidade em que moram.
Como combater
O Aedes aegypti só habita regiões tropicais, pois não tolera o frio. Sua predileção por climas quentes e úmidos fazem com que se proliferem com facilidade no Brasil, originando surtos de dengue em diversas regiões do país.
A melhor forma de combater este inseto é evitando que ele se reproduza, eliminando os ambientes propícios para isso, como pneus e garrafas cheios de água, já que é na água parada que os ovos são colocados.
Sem ambiente de reprodução, o mosquito não consegue se proliferar, evitando a transmissão da doença.
Devido a isso as prefeituras vivem fazendo campanhas de divulgação dos problemas provocados pelo mosquito da dengue, incentivando as pessoas a combaterem o problema.
É bom também sempre checar os vasos de plantas para verificar se não tem pequenas larvinhas dentro, que podem ser do mosquito da dengue. Em caso afirmativo, é necessário jogar substâncias que matem as larvas, pois são resistentes e apenas descarta-las vai fazer com que continuem o ciclo de vida em outro lugar.
Como reconhecer
Para reconhecer o mosquito da dengue, é importante saber como ele se parece, por isso é bom ver fotos do mosquito da dengue.
Este mosquito possui apenas 0,5 cm de comprimento, e sua cor é preta com pequenas manchas brancas nas patas, cabeça e torso. Ele emite pouco barulho e costuma picar as pessoas nas regiões abaixo do joelho, pois voa baixo. Outra característica é que a fêmea pica no período final do dia.
Várias fotos do mosquito da dengue podem ser encontradas através do Google ou em sites especializados, permitindo que as pessoas conheçam o mosquito e ajudem a combatê-lo.