
Neste Sábado (29), a Associação Amigos do Peito encerra a Campanha Outubro Rosa 2016 com uma passeata pelas ruas de Ceres e Rialma. Durante todo o ano o grupo trabalhou arrecadando fundos para a realização de exames mamográficos ás mulheres que não tem condições de custear o exame. Esse ano foram oferecido com a ajuda da comunidade mais de 100 exames ás mulheres das duas cidades. A caminhada marca o dia de encerramento dos trabalhos deste ano, compartilhando com a sociedade o êxito dos trabalhos realizados.
Dra. Raquel Rêgo, médica dermatologista que também teve câncer de mama, juntou pessoas do bem e montaram a associação beneficente para assistir mulheres com câncer de mama. Na cidade de Ceres e Rialma já tem cadastradas 240 mulheres em tratamento. A Associação vive de doações de alimentos não perecíveis, roupas para o bazar beneficente, uma conta doação no Banco do Brasil agencia 8187-6 conta corrente 1225-4 ? Associação Amigas do Peito, para quem quer contribuir. A associação assiste com ajuda humanitária, cestas básicas, roupas para as mulheres que necessitam e passam pelo problema. A sede para doação é em Rialma na Rua 2 .
Entenda um pouco do Cancer de mama.
O câncer de mama é em parte decorrente de uma série de fatores de risco:
Idade avançada, Predisposição genética hereditária; Histórico familiar; Menarca precoce, Menopausa tardia; Radioterapia prévia na região do tórax; Mamas densas; Obesidade; Sedentarismo; Alcoolismo; tabagismo; Terapia de reposição hormonal (após a menopausa). Dentre estes, constam fatores que podem ser considerados fatores modificáveis e outros não modificáveis (idade, histórico familiar, mamas densas).
Dentre os fatores modificáveis, você pode ajudar a prevenir o câncer mantendo um peso saudável, uma dieta balanceada, fazendo atividade física, não fumando, não ingerindo bebidas alcoólicas em excesso.
Além disso, para mulheres na menopausa, é aconselhável não fazer reposição hormonal, ou fazê-lo sob orientação estrita de um médico.
Havendo fatores não modificáveis, o que pode e deve ser feito é uma investigação (no caso de haver história familiar de câncer de mama ou ovário), para identificar a possível presença de uma predisposição genética hereditária, e com base nesta avaliação, poder tomar decisões sobre intervenções redutoras de risco.
Quem Procurar? Uma mulher que queira prevenir o câncer de mama deve, antes de qualquer coisa, ter um médico (ginecologista, mastologista, geriatra) de confiança com o qual possa discutir esta preocupação.
Com base na idade da paciente, no seu histórico familiar, e na presença e gravidade de outras doenças que ela possa ter, o médico pode propor estratégias diferentes de prevenção.
Em linhas gerais, a prevenção consiste em:
- Exame clínico anual das mamas por um profissional de saúde.
- Mamografia anual ou bianual, a partir dos 40 anos de idade (em mulheres com risco equivalente ao da população geral).