INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Fica ( Festival Internacional de Cinema) É sempre sucesso na cidade de Goiás
cultura

O Fica,Festival Internacional de Cinema, que acontece na Cidade de Goiás, berço cultural do Estado, adquiriu solidez e independência, marcando-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial. Desde a primeira edição, o festival tem descrito uma trajetória de crescimento e consolidação. Uma das causas dessa ascensão é o fato de possuir a maior premiação da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios.

O 8º Encontro Ibero-americano de Cineclubistas,(parte da programação), começou na sexta-feira, (19). O evento, que já integra a programação do festival há três edições, reúne o presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), Eduardo Paes Aguiar, o diretor da Cineteca da Universidade de Viña del Mar (Chile), Nicolás Pienovi, membros de cineclubes da Cidade de Goiás, mas também de outros municípios goianos e dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além do Distrito Federal.

No Fica 2016, estão sendo discutidos, entre outros pontos, o conceito de cineclube, as estratégias e objetivos desse movimento. Para a secretária geral do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), Carolina Paraguassú, esse encontro está sendo fundamental também para que os membros dos cineclubes se integrem, se reconheçam e fortaleçam sua identidade. Oferecendo mais oportunidade de interação e apresentar mais  movimento para a comunidade.

O Chafariz de Cauda (Construído em 1778) é um dos cartões postais da cidade de Goiás. Parte da história, da paisagem e do patrimônio da cidade, também é um dos pontos de encontro de quem vem ao Fica 2016. Quem chega à Praça do Chafariz se depara com alguns dos já tradicionais espaços que recebem o festival: de um lado, o Quartel do XX (atual sede do Instituto Federal de Goiás), que funciona como QG do evento, e de outro, o antigo colégio Sant’Ana (atual unidade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Goiás), que abriga o Cinemão e várias atividades do evento, como exposições e oficinas.A própria praça é também espaço de discussão, diversidade e aprendizado.

Na Praça do Chafariz, os visitantes irão ver a Tenda Upagoyá, a Tenda Resíduo Arte, a Tenda das Práticas Populares e a Tenda Multiétnica. São várias as ações promovidas por ali e o público do Fica 2016 tem que ficar ligado para não perder nada: oficinas de produtos de medicina alternativa, venda de artesanatos, ações educativas, apresentações culturais e mais uma gama de opções.

O evento se estenderá até o dia 28 de agosto, na Cidade de Goiás. Também estará acontecendo mais um Encontro de Motocicletas que reunirá milhares de apaixonados pela estrada e as próprias máquinas.