INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Câmara Municipal de Ceres reúne Célebres e realiza Sessão Especial em Homenagem aos 115 Anos de Bernardo Sayão.
cultura

Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Ceres em parceria com a UEG, Presidida Por Jairo José, presença na mesa diretiva os vereadores Norvandi Ângelo, Reiller Seabra, Marco Antônio Elias, Francisco Lourenço, Adriano Medeiros, Ex Vereador, Ex Secretário de Educação Professor Alcino César da Cunha, Diretor da UEG (Campus Ceres) Marcelo Ferreira Ortega, Representando o Poder Executivo Municipal a Secretária municipal de Administração Ana Paula de Oliveira, Professor Dr. Sandro Dutra e Silva, Diretor do Instituto Federal Goiano (Campus Ceres) Professor Dr. Cleyton Mateus Sousa, Ex Prefeito da Cidade de Ceres Dr. Walter Pereira Mello acompanhado com a Ex Deputada Wanda Mello, Diretor da UniEvangélica Professor Valtercino Eufrado, Diretor Presidente da Companhia Hidroelétrica São Patrício (CHESP) Dr. Ricardo de Pina Martin, José Ferreira da Silva (Zé Buruti), homenagearam o Dr. Bernardo Sayão de Araújo Neto. Em seu nome toda a família de  Bernardo Sayão.

Na Sessão Especial foi exposto aos presentes materiais históricos resgatados e registrados sobre fundador da cidade de Ceres Bernardo Sayão e realizado a comemoração pelos seus 115 anos. Exposta a história da Colônia Agrícola (CANG), trajeto, relatos e dados de pesquisas apresentadas pelo Professor e Dr. Sandro Dutra.

Entre os destaques da noite, foi a apresentação do acervo de Bernardo Sayão conduzido pelo entusiasta e empresário José Ferreira ( Zé Buriti), com mais de 2000 itens da colónia agrícola, entre bens de Bernardo Sayão, Veículos, Máquinas, Ferramentas e outros utensílios, muitos deles comprados e recebidos por doação da própria população. Momentos históricos apresentados pelo Ex Prefeito Walter Mello e seu acervo, o Diretor Presidente da CHESP Dr. Ricardo  Martin e o pronunciamento de Bernardo Sayão de Araujo Neto, que em seu relato, lembrou o foco de seu avô em dar para os colonos que aqui na colônia trabalhavam, condições favoraveis para a manutenção e bem estar da família. Proibindo adversos como; jogos, bebidas e a presença de preguiçosos na Colônia destituindo os títulos e repassando aos agricultores que visavam o trabalho e o progresso.

Por fim a meta dos edis da casa, do poder executivo e célebres da cidade é após resgatar a casa de Bernardo Sayão, transforma-la em um museu. Buscar recursos governamentais para poder expor aos mais jovens, a verdadeira  identidade histórica, não só da cidade de Ceres mas de toda a região do Vale do São Patrício.  A busca de tombar monumentos históricos na cidade e transforma-los em patrimônio da humanidade. Criação do Memorial Bernardo Sayão. Criação de um Projeto de Lei para a formalização da “Semana de Bernardo Sayão”. Junto das escolas poder apresentar  materiais de referência regional, estadual, nacional e internacional sobre o homenageado e sua região.

Veja no Jornal um pouco do resgate histórico de Bernardo Sayão.