INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Itapuranga realiza o XXVIII Domingo Cultural e envolve toda a comunidade em uma grande festa
cultura

Em uma das maiores festas tradicionais realizadas na cidade de Itapuranga, o “Domingo Cultural”, a Prefeitura Municipal de Itapuranga por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social juntamente com a comunidade, reuniram neste domingo (29) no centro da cidade, milhares de crianças, jovens e adultos para mais um dia de diversão, exposição, cultura e apresentações do que de melhor a cidade tem a oferecer do meio rural e urbana á comunidade itapuranguense e Estado de Goiás. 

A cada ano nota-se um grande crescimento por parte dos expositores, artistas plásticos, cantores, fiandeiras e outras atividades. Diversas apresentações durante todo o dia, manteve a participação de todo o público de diversas idades. Agradando a todos os visitantes, tanto os locais como de cidades vizinhas.

Com mines fábricas construídas no local, diversos empresários rurais ofereceram brindes de degustação aos que se interessaram pela forma de produção e pelos produtos. Moenda de cana, garapa, Melado, Rapadura, Pinga de Engenho, Doces entre outras.

Outra ação que foi muito visitada pelas crianças no “Domingo Cultural”, foram a biblioteca, as escolinhas de desenho, de leitura e brinquedoteca, com diversos tipos, conforme a idade.

Também aprovado pelo público jovem e adulto, foram á exposição de motos, organizada pelo Xixá Moto Clube, que recebeu a visita de outros clubes e amantes do motociclismo, transformando uma parte da praça em um ótimo local para poder subir em uma moto e tirar fotografias.

O Prefeito Jabez Melo em entrevista ao Jornal Folha de Ceres, lembra que a agricultura é muito forte no município, onde as associações rurais expuseram sua diversificação de produção; a criação de pônei, gado gersey, cabras, galinhas melhoradas, frutas, doces caseiros, artesanato feito no local com argila, bebidas, licores etc. Participação especial das mulheres rurais que apresentaram inúmeros artesanatos, bolos, salgados e guloseimas aprovado por todos.

 (...)-“ hoje em Itapuranga houve uma diversificação muito grande  nas lavouras das pequenas propriedades, diminuiu um pouco na produção do maracujá que era umas das mais produzidas, com abertura na plantação de uva, abacaxi, morango, mamão entre outras variedades. A Cooperaf que produz popa de frutas,  tem dado o suporte na compra dessas frutas, viabilizando uma melhor qualidade de vida para os pequenos produtores e distribuindo para os grandes centros. Hoje produzimos aqui e industrializamos aqui. Temos a bacia leiteira que é muito forte, ultrapassando 150.000 litros dia, a produção da cana de açúcar e álcool que também é destaque para os grandes agricultores. Sempre convido os visitantes a conhecer nas quintas feiras, a feira do produtor que é o orgulho de nós itapuranguense. Orgulho por ser produtos oriundos da agricultura familiar e chega em todas as nossas mesas sem veneno. Trança, queijo fresco, requeijão, frutas, legumes, negociado direto com o produtor” (...) enfatiza Jabez Cardoso de Melo .

Seguindo a tradição, foi servido um almoço carreteiro, feito no local aos visitantes e colaboradores da ação, que foram aproximadamente  5000 pessoas. Mesmo com o almoço doado a população, comprovadamente trás um impulso muito forte ao comércio local.

veja algumas fotos em (galeria) deste site.