
A Prefeitura de Ceres, através das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte e Meio Ambiente e Saneamento, lançou, na semana passada, o projeto Lixo Zero nas unidades escolares, com o objetivo de destinar de modo ambientalmente correto os resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos gerados nas atividades relacionadas ao preparo de alimentos, consumo das refeições, limpeza, varrição, capina e podas.
O projeto que visa promover a educação ambiental vai trabalhar com a Coleta Seletiva dos resíduos sólidos secos para destiná-los ao reaproveitamento, e utilizar a técnica da compostagem da matéria orgânica para aproveitamento dentro das próprias unidades escolares.
O Secretário de Educação professor Marcos Alves esclareceu que cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais difícil no manejo dos catadores ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los. (...) -"O processo de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão. sendo separados corretamente, ajudará não só os catadores na cooperativa, como também na eliminação e aproveitamento dos mesmos (...) enfatiza.
Para a prefeita Inês Brito, o município de Ceres dá o exemplo de desenvolvimento com sustentabilidade. “Em dezembro lançamos a Coleta Seletiva em todos os bairros da cidade, e agora apresentamos o projeto Lixo Zero que tem o objetivo de reduzir a produção de lixo nas unidades escolares. É uma ação que o meio ambiente clama há muito tempo e nós que somos gestores públicos devemos ajudar a população a mudar a cultura do desperdício, do descarte”, frisou Inês.
class="ecxgmail_signature"> dir="ltr"> dir="ltr"> dir="ltr"> dir="ltr">Fonte: Gerência de Comunicação style="text-align: left;">Prefeitura Municipal de Ceres