
Reservatórios domésticos de água, destampados ou com brechas, são criadouros favoráveis e ameaça à proliferação do mosquito da dengue e moradores devem ficar atentos.
O Governo Municipal de Uruana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Endemias alerta a população sobre o perigo das caixas d’água, destampadas ou com brechas em suas tampas, principalmente, nesta época do ano, em que predominam as altas temperaturas e aumenta o período das chuvas.
Para tanto, as equipes de Agentes de Combate às Endemias e Vetores, vem intensificando as ações de enfrentamento à Dengue, localizando e eliminando os focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, em todas as situações possíveis, incluindo os reservatórios domésticos de água, no caso as caixas d’água nas residências.
Graças à intensificação dessas ações, os Agentes de Combate a Endemias, com visitas periódicas que fazem às residências dos respectivos setores, fiscalizam a situação em que se encontram as caixas d’agua. “Um dos maiores perigos estão nas caixas d’água destampadas e naquelas que apresentam rachaduras e brechas nas tampas já danificadas. Para isso, é necessário que o morador providencie uma tampa nova ou solicite uma capa de nylon específica para essa finalidade, mas o que estamos fazendo vai um pouco além das orientações, a própria prefeitura está colocando com recursos próprios essa capa”, relata o Gerente de Endemias de Uruana Gilmar Silva, que finaliza dizendo, “o melhor remédio ainda é se prevenir, pois a Dengue está ganhando mutações Chikungunha e agora o Zica Vírus à população tem que ajudar, pois a Dengue pode matar”, finaliza.
- Prefeitura de Uruana