
Por se tratar de uma cidade pólo, com uma população flutuante de mais de 300 mil pessoas transitando mensalmente pela cidade de Ceres, é de se esperar que o trânsito nas principais ruas e avenidas da cidade, principalmente na região central, apresente os mesmos problemas das grandes cidades. E foi pensando numa alternativa para melhorar a mobilidade urbana da cidade, que a atual gestão está lançando o Programa Ceres Bem Cuidada Cidade Sinalizada.
O programa tem como base a engenharia de trânsito, a educação e a fiscalização. Vendo a necessidade e urgência de melhorias no trânsito da cidade, desde 2013 a Prefeitura de Ceres vem protocolando ofícios junto ao Detran-GO para que a cidade de Ceres fosse incluída no Programa Goiás Sinalizado, do Governo Estadual, o que veio a acontecer no último mês com o lançamento do programa para este ano.
Paralelo a isso, enquanto aguardava a inclusão de Ceres no programa estadual, que garantia a melhoria da sinalização da cidade, a Prefeita Inês Brito conseguiu junto ao Governo Federal, recursos para a execução de trabalhos de sinalização da cidade. A população já pode acompanhar os serviços que estão sendo executados pelas vias da cidade, como a sinalização horizontal e vertical dessas ruas e avenida bem como faixas de pedestres e placas.
A expectativa agora é que o Programa Goiás Sinalizado chegue o mais rápido possível, fazendo duas frentes de trabalhos na cidade: uma com recursos do Governo Federal e a outra do Governo Estadual. De acordo com Inês Brito, os municípios do interior, em sua grande maioria têm dificuldades financeiras de investir em sinalização, “por isso é importante a manutenção dessas parcerias, para assegurar um trânsito seguro nas cidades”, pontuou.
- Prefeitura Municipal de Ceres