
Nesta segunda-feira (26),reuniu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais dezenas de agricultores familiares para discutir assuntos pertinentes aos trabalhos do dia a dia. Em destaque reformas e melhoramento nas condições da feira do produtor que já iniciou reformas pela Prefeitura Municipal de Ceres.
Após lida e aprovada atas dos últimos encontros, foi realizaram a prestação de contas pelo Tesoureiro Adair Nunes de Andrade, cobrado pelo Presidente da Feira Sebastião Serafim Ferreira o atestado de regularidade ainda não assinado por alguns feirantes, cobrança de cumprimento do estatuto da feira, onde pede maior atenção na higienização dos pontos, falta de identificação e documentação de alguns produtores e auxiliares. Apresentaram palestras sobre Outubro Rosa e Câncer de Mama pela Izis do Centro de Referência da Mulher.
Várias autoridades se fizeram presentes; Eva Rosa Magalhães, Presidente do CMDRS, representando o Poder público o Gerente de Desenvolvimento Rural Eder Moises, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Orlando Luís da Silva, representando a EMATER Regional Edvan Correia Xavier, a Local Eugênio Gonzaga, Rialma, Olívio Moreira, representando a Agrodefesa o Gerente Regional Jalles Barreto entre outros.
Foi lembrado a necessidade de reunir e estar buscando informações dia após dia para que continue com o desenvolvimento de ações promissoras para a classe.
Edvan lembrou os avanços alcançados quando iniciou a constituição das associações (1999 a 2000 quando houve a divisa dos municípios Ceres com Ipiranga de Goiás), o início da Feira do Produtor, formação de seu regulamento, a formação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Formação da Cooperativa, projeto das lavouras comunitárias, a questão das máquinas que atendem os produtores. Foi falado da importância da EMATER no Vale do São Patrício, mas também da falta de apoio do Governo Estadual á entidade.
O Presidente do Sindicato Orlando Luís lembrou das buscas em Brasília do Programa Minha Casa Minha Vida ( PNHR), Normativas de Minha Casa Minha Vida III, Contratação de 12.000 casas no valor de R$ 28.500,00 (94% subsidiado), reformas das casas dos agricultores ( programado para dia 28), Lançamento de edital para que filhos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária possa cursar curso de direito (60 vagas para Goiás),Liberação dos PRONAFs,...
Foi sentido a falta de representantes da Cooperativa de Ceres e cidades vizinhas.
Após a reunião foi oferecido um jantar no Parque Curumim.