INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Ceres chama entidades para unir na luta contra a DENGUE
Saúde

Com um grande surto de DENGUE ocorrido no período chuvoso no Vale do São Patrício, lideranças já iniciam trabalhos de prevenção contra o transmissor da DENGUE.

Em Ceres, a Prefeitura Municipal (22) reuniu com agentes da saúde, secretários e representantes preocupados com a comunidade para discutir estratégias de ações informativas para sensibilizar a comunidade para que todos estejam envolvidos na luta contra  o mosquito da DENGUE, controle do caramujo gigante africano introduzido ilegalmente no Brasil e que também vem trazendo riscos á saúde da população, (hospedeiro intermediário de parasitas nematoides que causam doenças ao ser humano e ás lavouras, hortaliças e frutas, causando também prejuízo econômico), ratos e escorpiões...

Outro cuidado abordado foi na questão de manter lotes limpos para também evitar a presença dos trasmissores (escorpiões, baratas e ratos) muito comum na região, principalmente onde encontra entulhos e resto de construções, madeiras, pedras.

Segundo  a Secretária de Saúde janaína Firmino a prevenção ainda é o melhor remédio, e os ESFs Jardim Sorriso, Jardim Petrópolis, Vila Pedrosa, São Francisco, Vila Nova e Jardim Riberio  será também ponto de coleta e informações de como a população poderá se proteger das doenças.

Representando o Poder Legislativo, a Vereadora Telma de Paula, lembrou a necessidade de toda a população se preocupar, se proteger  mantendo seus lotes e quintais limpos. Lembrou que na Câmara Municipal já aprovaram projeto de lei  que dá direito ao município punir quem está desrespeitando a vida da população, poluindo, deixando os lotes sujos e criando oportunidades para que os hospedeiros indesejáveis traga a doença e morte para a população de Ceres.

A prefeita Inês Brito lembrou que o problema não pode ser resolvido somente com o trabalho dos funcionários da prefeitura e sim com a participação das lideranças do município, das escolas, empresas e principalmente da população.  –“ Não basta nossa equipe sair coletando o lixo, se outras pessoas esparramando lixo atrás. É necessário que todos mudem  seu conceito e cuidem de si e das outras pessoas que estão ao seu redor. A DENGUE não é brinquedo, ela mata, qualquer pequeno lugar que seja, que acumule água com esse calor, trará um grande prejuízo a todos nós. A doença e a perca de nossa vida”. Enfatiza Inês Brito