
O lançamento do Mais Saúde para Goiás nesta quinta-feira, dia 15, em Morrinhos, contou com a participação de representantes de 54 municípios. Lançado regionalmente pela Secretaria da Saúde, o programa quer formar um pacto para a saúde de qualidade nos 246 municípios goianos. Com o Mais Saúde, 16 mil profissionais da Atenção Básica em Goiás serão capacitados para operar em processos atualizados de atendimento à população.
Na solenidade, o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, alertou que “os indicadores da saúde em Goiás não avançaram na mesma proporção do crescimento econômico do Estado e isso precisa incomodar, até que ações como vacinação, controle de dengue, prevenção às drogas e as doenças crônicas sejam resolvidas nos municípios. As unidades básicas de saúde não podem ser apenas centros de triagem”.
O secretário de Saúde de Morrinhos, André Luiz, disse que “não queremos que nossos municípios se limitem a encaminhar pacientes. Podemos fazer mais saúde para Goiás e sair daqui motivados a assumir a causa, como se assume um filho”. Ao defender a resolutividade das unidades básicas e do programa de Saúde da Família, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Fernando Cupertino, falou sobre a importância de melhorar indicadores como pré-natal, redução da mortalidade infantil e cobertura vacinal: “85% das doenças e agravos podem ser prevenidos ou curados no início”.
Mudança
Em Morrinhos, ação efetiva contra a dengue já surte efeitos, numa cidade que chama a atenção dos visitantes pela limpeza. Segundo o prefeito Rogério Troncoso, coleta seletiva de lixo, retirada programada de entulho, intensificação das visitas dos agentes de saúde e envolvimento das crianças e das escolas, têm contribuído para o combate à doença. “Não queremos que mil casos registrados ano passado se repitam e ocorram óbitos. Isso pode ser evitado, disse ele.
A participação de agentes comunitários de saúde e do Programa de Saúde da Família ao evento também foi destaque. A participação dos municípios é um ponto fundamental para o avanço do programa, que será construído em oficinas regionais até 2018. Segundo a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Fernandes, as próximas oficinas de capacitação do Mais Saúde vão ocorrer na macrorregião Nordeste e as inscrições estão abertas.
- Goiás Agora