
Desde de 2006 já se fala da proibição da queima de palha como método preparatório para a colheita de cana-de-açúcar no Estado de Goiás. A decisão veio com o objetivo de proteger o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores que fazem o corte da planta.
No método praticado pela empresa CRV da cidade de Carmo do Rio Verde de queimar a cana antes do corte, vem destruindo cruelmente inúmeros animais queimados. O local que vem sendo praticado o delito é área plana e maquinada, motivo este que deixa a população indignada com a ação e o descumprimento da lei repetida todos os anos. A população da cidade de Rianápolis reclama pelo alto número de crianças com problemas respiratório além da incomodidade proporcionadas pela fuligem pós queimada que suja todas as casas da cidade, além de descompatibilizar dois valores protegidos pela Constituição: o meio ambiente e a cultura desfavorável dos dirigentes da empresa CRV, esta última compreendida como o “modo de fazer” diferente de outras empresas da região.
Existe formas menos lesivas de exploração, onde o interesse econômico da empresa não pode prevalecer sobre a proteção ambiental.
A queimada consiste em atear fogo no canavial para destruir cerca de 30% da biomassa; folhas secas e verdes que não interessam à indústria do açúcar e do álcool. O que libera gás carbônico e outros gases na atmosfera nocivos à saúde. Entre o coquetel de substâncias químicas liberadas destacam-se os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs), componente altamente cancerígeno que põe em risco toda a população rianapolina,
As queimadas também causam grande impacto sobre a fauna. Grande número de animais silvestres encontram abrigo e alimento em meio ao canavial, formando ali um nicho ecológico, destruído sem chances de fuga, pena ou dó.
O não cumprimento do disposto nesta Lei sujeita o infrator, pessoa física ou jurídica, às sanções e penalidades previstas nos artigos 14 e 15 da Lei federal no 6.938, de 31 de agosto de 1981 e na Lei federal no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.( 23 de novembro de 2006)