
No próximo domingo os municípios brasileiros estarão realizando as eleições unificadas para o cargo de conselheiro tutelar. Em geral as urnas estarão disponíveis das 8 ás 17h, em pontos préviamente anunciados à população. As eleições são organizadas (e fiscalizadas) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com o Ministério Público e suas Comarcas. Para votar, o eleitor deve estar com o título de eleitor e de um documento de identificação com foto em mãos e procurar um dos locais anunciados para votação.
É importante escolher os candidatos que apresentem as habilidades mais apropriadas ao exercício do cargo. Muitas pessoas querem utilizar o Conselho Tutelar como trampolim político, para obter assenção e notoriedade pública não tendo o cuidado de exercer os cargos como convém. Por isso, cabe ao eleitor procurar conhecer as intenções dos candidatos e demonstrar que 'estará de olho' na atuação deles.
Há muito o que fazer por nossas Crianças e Adolescentes. Em toda parte ainda há registros de crianças sendo vítimas de agressões, humilhações, negligências e abusos. O conselho tutelar é um instrumento de transformação social de extrema relevância social e não pode ser banalizado pelas aspirações políticas ou pela busca pelo poder. Não abra mão de votar nas eleições do Conselho Tutelar, escolha bem os candidatos e faça sua parte na proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes!
Susana Silvério