
A unidade de atendimento de urgência e emergência para crianças do Ipasgo está passando por obras de ampliação para aumentar a capacidade e oferecer mais conforto aos usuários. O Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo vai ganhar um novo consultório, mais uma sala de sutura e uma de isolamento para abrigar crianças com suspeita de doenças infectocontagiosas.
Um novo espaço também está sendo erguido para a instalação de mais seis boxes de observação, que servem para condutas simples, como a hidratação, e para espera, nos casos de transferências para hospitais. Junto com os já existentes hoje, serão 12 boxes, número suficiente para atender a demanda, segundo o Ipasgo. A atual sala de classificação de risco também será transferida para um novo local, mais amplo e confortável.
O pronto-socorro pediátrico foi criado em julho do ano passado para oferecer um serviço especializado, de referência e de qualidade no atendimento às urgências e emergências para usuários menores de 14 anos. Como a demanda foi maior que a esperada, pouco mais de um ano após a inauguração, foi necessária a ampliação.
Segundo o diretor de Saúde do Ipasgo, Rogério Cândido da Silva, as obras devem ser concluídas em meados de outubro. A ideia é inaugurar a ampliação durante as comemorações do aniversário de 53 anos do Instituto, no dia 22 de outubro.
A unidade
O Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Das 8 às 18 horas, três pediatras fazem o atendimento. Nos outros horários, dois especialistas fazem plantão.
Além de consultas, o usuário também encontra um atendimento humanizado, onde a criança passa por um acolhimento de enfermagem, que faz a classificação de risco. Casos mais graves são atendidos primeiro. Exames de imagem, sala de observação e serviço de sutura também estão disponíveis aos pacientes. A unidade está localizada na Nova Clínica, na Avenida B, nº 765, Setor Oeste, em Goiânia.
- Goiás Agora