
Com excesso de animais soltos e abandonados pelas ruas das cidades de Ceres e região, fez com que surgisse um grupo de amigos dos animais. Sensibilizados com o problema, foi formado uma associação. Após inúmeras reuniões e discutir maneiras de como resolver o problema, mesmo que á longo prazo, a escolha foi á castração dos animais (animais sem dono, que ficam perambulando pelas ruas, famintos, com pulgas, e muitos machucados e sem zelo).
A Associação “TOPA” – todos unidos pelos animais, compostos por vários integrantes, entre eles (as) Sandra Rocha, Neide Lima, Viviane Albino, Nelcy José, Antônio Junior, Neide Maria..., buscaram parcerias e encontraram na Prefeitura Municipal de Ceres, por meio da Secretaria de saúde do município, interesse em solucionar ou pelo menos amenizar o problema existente no município ceresino.
Segundo a secretária de saúde Janaina Firmino, o município é parceiro em ações que viabilize melhores condições de vida a população. E a açãoque envolve a associação em conjunto com a prefeitura, sendo bem sucedida, em pouco tempo não mais verá filhotes jogados nos lixos, abandonados nas ruas, sendo atropelados pelos automóveis, bem como animais sofrendo nas praças e logradouros da cidade.
Com uma reunião junto á secretária de Saúde (21), a Associação “TOPA” e Secretaria decidiram formas , local e data para que seja capturado os animais, realizado a coleta de sangue, castrados, acompanhamento de sua cicatrização e devolvidos para seu convívio natural, caso não sejam adotados.
O pedido da Associação “TOPA”, foi para que não seja levado animais de pessoas capacitadas para o feitio da cirurgia, pois será operações pré marcadas e acompanhadas por veterinários que estarão na cidade realizando trabalhos filantrópicos, mas apenas para animais de rua e ou família sem condição de realizar tal cirurgia com profissionais da cidade.