
No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) lança uma campanha para incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte.
O evento acontece durante esta terça-feira, dia 22, na sede do Idtech onde foram instalados três bicicletários, sendo um em frente à sua sede administrativa (Rua 01, nº 60, Setor Oeste), que também atenderá os colaboradores da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta e outros dois no Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi – HGG.
No Teleconsulta, como prêmio àqueles que ousarem deixar a moto ou carro em casa para ir pedalando nesta terça, a organização vai dar um dia de folga. De acordo com o coordenador administrativo do Idtech, Lúcio Dias Nascimento, a proposta é instalar mais dois bicicletários na organização, garantindo a segurança das “magrelas”. Segundo ele, pesquisas realizadas no Reino Unido mostram que um bicicletário seguro é o fator mais importante e que mais influencia a decisão de pedalar para o trabalho.
De acordo com o coordenador do Idtech, os biclicletários já instalados vão atender não só os colaboradores para toda a comunidade que precisar estacionar a bicicleta nos arredores do Instituto ou do Hospital. Também foi disponibilizada uma ducha para os colaboradores ciclistas. “Queremos nos tornar uma instituição amiga da bicicleta e incentivar cada vez mais o uso deste transporte para a melhoria da qualidade de vida”, disse. Também foram elaborados panfletos para orientar os colaboradores que vão “simplificar a vida e ir de bike”.
O programador do Idtech, Bruno Gurgel, utiliza a bicicleta como transporte há sete anos. Ele foi o primeiro a propor a instalação de um bicicletário no Idtech. Para ele, os benefícios são muitos. “Saúde, prazer e principalmente economia. Não preciso gastar nem com manutenção e nem combustível do carro”, conta. A atividade física lhe garantiu a redução de 53 quilos. O trajeto de Bruno da sua casa ao trabalho é de oito quilômetros, que ele percorre em 20 minutos.
- Goiás Agora