
Para comemorar o Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Cidades (Secima) lança nesta sexta-feira, às 9 horas, o reflorestamento de uma área de 54,9 hectares do Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), em Goiânia, com o plantio de mais de 100 mil mudas.
O parque fica na saída de Goiânia para Anápolis, às margens da BR-153, e representa a maior área verde da Região Metropolitana. Junto com o Parque do Ribeirão João Leite, os dois somam uma área contínua de 4.964 hectares.
O plantio é uma compensação ambiental pelo impacto causado com a duplicação da BR-050 (de Brasília a Santos, passando por Cristalina e Catalão), e soma mais de R$ 2,3 milhões em investimentos desde a preparação do terreno até a manutenção das árvores plantadas. A ação faz parte também do programa Plante Água, que visa a preservação e recuperação de nascentes em Goiás. O Peamp abriga a Barragem do João Leite, que faz parte do Sistema Produtor de Água Mauro Borges.
Reforma
Na solenidade de lançamento do plantio, também vai ser assinada a ordem de serviço para a reforma da sede administrativa e demais instalações do Peamp, no valor de R$ 367 mil. As obras garantirão mais segurança, qualidade e comodidade para os servidores e aos visitantes que frequentam o parque.
As ações da Secima demonstram a preocupação do Governo de Goiás com a preservação e a recuperação do Cerrado, o segundo maior bioma da América do Sul e um dos mais devastados em todo o mundo. O evento faz parte também das comemorações dos 48 anos da Saneago, parceira da Secima no reflorestamento e no programa Plante Água.
- Goiás Agora