
Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente da cidade de Rialma realizou sua 3ª Audiência Pública de Saneamento Básico no auditório da Prefeitura.
Na primeira audiência,foi apresentado á população, o diagnóstico técnico realizado pela equipe do Instituto Vida. Abastecimento de água; Esgotamento Sanitário; Drenagem e Resíduos Sólidos. Também disponibilizaram o diagnóstico á população, para apreciação. Apresentaram todos os problemas existentes no município dentro das quatro vertentes e discutido com a população outros problemas por elas apresentados.
A segunda Audiência veio para apresentar as responsabilidades da população e do município junto aos quatros eixos. A aceitação das mudanças; Coleta seletiva, educação ambiental (...), questões que dependem de cada cidadão e as responsabilidades do município; as legislações, atualização das leis, colocando-as em prática, fiscalizar e controlar as quatro vertentes dentro do município.
Nesta terceira e última audiência, foi apresentado a ação do plano municipal de saneamento básico do município e aprovada pelos presentes.
Em poucas semanas o Instituto Vida estará encaminhando vias dos documentos para a Prefeitura e Câmara Municipal para que em pouco tempo seja transformado em leis. Assim poder buscar recursos junto aos governos, dando continuidade aos planos de desenvolvimentos na cidade e transformando em política de saneamento básico no município.
Segundo Cleuver Vasconcelos, após o Poder legislativo de Rialma aprovar o plano de Saneamento Básico, o município poderá direcionar suas ações dentro dos princípios da lei. Buscar apoio e recursos de desenvolvimento junto aos governos federal e estadual.
(...) – “ todos os municípios tem que fazer o seu plano de Saneamento Básico. Um levantamento rápido, de todos os problemas que existem em seus municípios dentro das quatro vertentes; Abastecimento de água; Esgotamento Sanitário; Drenagem e Resíduos Sólido. Esses levantamentos vai apontar o futuro dos investimentos no município. Um plano para os próximos vinte anos” (...) Complementa o Secretário de Meio Ambiente.
A audiência foi comandada pelo Instituto Vida, através do Diretor Técnico Murilo Soares Costa, que trabalha diretamente com os planos básicos dos municípios pela empresa atendida.