
Às vésperas de comemorar 62 anos de emancipação política, o município de Ceres recebeu uma motolância para auxiliar no socorro às vítimas. O novo veículo foi implantado na cidade por meio da parceira entre a Prefeitura de Ceres, Secretaria da Saúde, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com o coordenador do SAMU Regional de Ceres, Ítalo Seixas, a motocicleta será pilotada por um profissional de enfermagem capacitado em urgência e emergência, com habilidade em primeiros socorros. O objetivo é possibilitar maior agilidade e rapidez, garantindo melhor atenção ao paciente que esteja necessitando do apoio e dos serviços do SAMU.
Segundo Ítalo Seixas, o tempo médio ganho com o atendimento feito pela motocicleta pode ser de três a cinco minutos. “Esse tempo garante que um cidadão em situação de paradas cardiovasculares, acidentes de trânsito ou vítimas de trauma sejam socorridos a tempo, estabilizando a vítima até a chegada da ambulância”, pontuou.
O profissional de enfermagem carrega na motolância os equipamentos e materiais necessários para o atendimento inicial, como oxigênio, suporte para manutenção das vias áreas, material de imobilização e medicamentos de emergência. Para solicitar o atendimento da motolância é preciso acionar o 192.
Para prefeita Inês Brito, essa é mais uma conquista para o município de Ceres. “A implantação dessa motolância vai garantir um atendimento mais ágil e de qualidade, e em muitos casos, salvar vidas. Esse é mais um presente da nossa gestão aos 62 anos de emancipação política de Ceres”, frisou.
- Prefeitura Municipal de Ceres