INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Saúde capacita profissionais para tratar portador de hanseníase
Saúde

A Secretaria da Saúde notificou 1,8 mil novos casos de hanseníase em Goiás no ano de 2014. Este ano, até agora, foram registrados 900 novos casos.  Para capacitar os profissionais que atuam na área da assistência em hanseníase, doença conhecida como lepra, a  Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) tem realizado uma série de ações como o seminário Manejo Clínico da Hanseníase. Desde o ano passado já foram capacitados cerca de 500 profissionais.

Os seminários são desenvolvidos pela Coordenação de Doenças Crônicas Transmissíveis, para atualizar o conhecimento sobre hanseníase para médicos e enfermeiros lotados nas unidades básicas de saúde e no Programa Estratégia de Saúde da Família nos municípios que compõem as regionais de Saúde Centro Sul e Central.

A coordenadora de Doenças Crônicas Transmissíveis, Denise de Freitas, esclarece que por meio da ação a Suvisa capacita os profissionais para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas com hanseníase.  “Almejamos que médicos e enfermeiros tenham condições de identificar as infecções hansênicas, tratar as reações específicas da doença, atuar na área de vigilância epidemiológica e organizar o serviço”, destaca a coordenadora.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. Não é hereditária e a evolução depende do sistema imunológico do infectado. A hanseníase é uma doença que tem como principal característica, quando não tratada, o surgimento de lesões na pele e nos nervos. Tem cura e o tratamento é ambulatorial – dura de seis a 12 meses, de acordo com forma clínica da doença.

Sintomas
- Sensação de formigamento.
- Fisgadas ou dormência nas extremidades.
- Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.
- Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor.
- Caroços e placas em qualquer local do corpo.
- Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento
O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, denominado poliquimioterapia (uso de várias drogas para tratamento de uma doença).

- Goiás Agora