
O município de Ceres recebe durante a primeira semana do mês de agosto cerca de 70 alunos do curso de medicina da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo da visita é conhecer a estrutura da saúde pública de Ceres e, sobretudo, o processo de humanização da saúde.
De acordo com a Diretora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Isabella Nepomuceno, esse é um momento de vivência de humanização no trabalho em saúde. “Esses alunos acabaram de passar no vestibular. Esse é o primeiro contato deles com o sistema de saúde do município. Há uma parceria duradoura entre a Universidade de Brasília com a Prefeitura de Ceres”, afirmou.
Segundo Isabella, quando esses alunos chegam ao 6º período na Universidade e realizam o internato em Medicina Social, eles retornam a Ceres para cumprirem a grade curricular. Por isso, “essa visita é uma apresentação do sistema público de saúde e, sobretudo uma recepção feita pelos veteranos para apresentá-los a importância da humanização e do funcionamento da rede básica de atenção à saúde", observou.
Para a caloura Ingrid Almeida, a expectativa é a melhor possível no sentido de adquirir conhecimento. “Ceres é referência nacional em saúde pública. Queremos aprender muito aqui e levar o maior número de conhecimentos para a nossa vida profissional”, destacou.
Nesse sentindo, o estudante Vinícius Alves frisou que o objetivo no município, além de conhecer as pessoas, é ampliar o conhecimento sobre o sistema público de saúde. “Quero conhecer bem o sistema realizado aqui, e, na minha vida profissional transformar outros lugares referência como Ceres”, pontuou.
Nessa perspectiva, a Agente Comunitária de Saúde Maria Luiza, que está acompanhando os alunos e apresentando o trabalho realizado por ela, afirmou que eles são bastante interessados em conhecer todo o processo. “Eu fico muito feliz em poder apresentar a eles o nosso trabalho. Como agente de saúde essa é uma oportunidade de nos sentirmos mais valorizados”, finalizou.
- Fonte: Prefeitura Municipal de Ceres