
O diretor de Obras da Agetop, Marcos Musse, informa que a duplicação da GO-080 deve ser iniciada em março deste ano. Está marcado para o dia 7 de janeiro o início da concorrência, processo que dura em média um mês. Vencida a primeira fase, a da habilitação, segue-se o julgamento das propostas de preço. Transcorridos os prazos legais, ou julgados os recursos interpostos, vem a fase de homologação do resultado do certame e, na sequência, a elaboração do contrato.
Após esses trâmites legais, a empreiteira vencedora inicia efetivamente a obras, obedecendo a um cronograma previamente estabelecido. Assim é que, na avaliação de Musse, em março próximo terá início a duplicação do trecho que vai de Nerópolis ao trevo na BR-153 (Belém-Brasília), próximo a Jaraguá, com extensão de 70 quilômetros.
A rodovia GO-020, que liga Goiânia a Bela Vista, já tem 10 quilômetros de pavimentação asfáltica concluída, a partir do Autódromo de Goiânia. O trecho de quatro quilômetros, que sai da intersecção com a BR-153, já foi concluído e inaugurado em novembro último. O trecho em questão conta com terceira faixa, pista de ciclismo, iluminação e tratamento paisagístico nas margens.
Segundo Marcos Musse, as obras não vão parar durante o período chuvoso. Apenas a terraplanagem terá que esperar a seca. Nesse meio tempo, todo tipo de serviço que pode ser realizado com segurança será efetuado. Obras de topografia e implantação do traçado, desmatamento, limpeza da faixa de domínio e desmonte de pedreiras, construção de obras de arte (pontes, bueiros, muros de contenção etc.) – tudo isso pode ser feito mesmo sob chuva.