INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Monitoramento da Helicoverpa deve ser intensificado este mês
Região

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os produtores rurais a intensificarem os cuidados com as plantações e áreas de cultivo neste mês de janeiro, sobretudo se houver veranico, fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil e que consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso (25-35 °C), forte insolação  e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa. Esses cuidados são necessários para evitar e acompanhar um possível aparecimento da lagarta Helicoverpa armigera.

“A gente acredita que agora a própria chuva esteja controlando um pouco a praga, embora este não seja este um controle efetivo; mas um período de veranico poderá favorecer o aparecimento e a proliferação da lagarta. Por isso solicitamos que os produtores intensifiquem o cuidado nesse período de estiagem, que é muito comum em nossa região” afirma a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Rossana Serrato.

Helicoverpa armigera
é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu alto poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão. Atualmente Goiás tem diagnosticado 19 municípios com a presença da lagarta e outros 60 municípios estão sendo investigados.