
São das mãos dos pequenos produtores que sai a comida de qualidade para a mesa do povo brasileiro. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), a agricultura familiar é responsável pela produção de cerca de 70% da alimentação que o brasileiro consome e emprega quase 75% da mão de obra no campo.
Neste sentido, é realizado desde julho de 2002 no município de Ceres a tradicional Feira do Produtor Rural. O objetivo é oportunizar um espaço de comercialização e interação dos pequenos produtores da região. O encontro acontece todas as quartas-feiras, pontualmente às 17h, no espaço da Feira Municipal, localizado na Avenida Antônio Borges Teixeira.
Na ocasião, cerca de 62 produtores comercializam alimentos oriundos da produção de uma gestão predominantemente de ordem familiar e em harmonia com o meio ambiente. São produtos saudáveis, naturais, livres de agrotóxicos e sem contaminação. Os principais produtos são: leite, queijo, carne suína, frango, ovos, legumes, verduras, frutas, doces, biscoitos caseiros tradicionais e outros.
De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Rural, Eder Moisés, semanalmente a Feira do Produtor recebe a visita de cerca de duas mil pessoas de Ceres e região. “Os pequenos produtores se programam para toda semana trazer alimentos de qualidade e diversificados para a cidade, e a população espera ansiosa para a aquisição dos produtos. A feira começa pontualmente às 17h, com um sinal sonoro, e dura no máximo duas horas”, afirmou.
Nessa perspectiva, Eder Moisés destacou a importância da feira no resgate da cidadania e da cultura dos produtores e de suas famílias. “A Feira, além da geração de emprego e renda, proporcionou uma maior convivência entre os agricultores e a população, garantindo produtos frescos e mais sadios para o povo da cidade”, pontuou.
Para a prefeita Inês Brito, é preciso cada vez mais garantir condições adequadas para que homens e mulheres possam permanecer no campo. Diretamente, eles dinamizam o comércio local, ajudam no financiamento de pequenas produções e reduzem a migração para as grandes cidades.
“Reconhecemos o importante papel de cada homem e cada mulher que vive no campo. É por meio dos pequenos produtores que alcançamos o progresso e o desenvolvimento do nosso município. Por isso já implantamos os programas de recuperação e conservação das estradas – ‘Melhor Caminho’ e o Assistec, visando assegurar assistência técnica gratuita e de qualidade aos pequenos produtores”, frisou Inês.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ceres