
Com o intuito de chamar a atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Ceres, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, instituições escolares do município e a sociedade civil, realizaram na manhã desta segunda-feira (18) a Caminhada "Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes".
Em 2000, o dia 18 de maio foi estabelecido nacionalmente como o dia de “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data tem o objetivo estimular e encorajar as pessoas a denunciarem e revelarem situações de abuso e violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa prática criminosa.
Nesse sentido, a “Caminhada Faça Bonito” - com início na Praça Cívica, passando pelas as principais ruas de Ceres e terminando na Praça São Patrício - teve o intuito de reafirmar a responsabilidade da sociedade civil em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. As denúncias podem serem feitas pelo “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ou Conselho Tutelar do Município de Ceres por meio dos telefones 3323.2249 ou 8525.6752.
18 de maio
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ceres