INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Instituto Federal Goiano, Campus Ceres realiza sua 1ª Cavalgada da Zootecnia,
cultura

O Instituto Federal Goiano, Campus Ceres, através da  coordenação do Curso de Zootecnia, Professora Waldeliza Fernandes da Cunha,Professor Paulo Ricardo de Sá Leite, Denise Pereira (extensão), estudantes do 9º Período de Zootecnia, Pessoal do Conselho de Medicina Veterinária do Estado de Goiás e parceiros  na comunidade, promoveram neste sábado (16) um Cavalgada pelas ruas de Ceres e um almoço de confraternização no Parque Agropecuário da cidade.

A ação segundo a Professora Waldeliza que tem trabalhado com sociologia e extensão rural, busca acima de tudo comemorar o dia do zootecnista  (1/05), trabalhar com a prevenção, bem estar animal, integração junto a comunidade, conscientizar todos que gostam de cavalos, cavalgar e praticar outros esportes, a necessidade de respeitar seus limites, a forma correta de alimentação.

(...) –“ a cavalgada é um evento cultural , e sabemos que essa população gosta muito. Nós que trabalhamos na área agrícola também gostamos desse evento que vem de nossas gerações, desde os nossos antepassados . A cavalgada está precisando tomar uma nova forma para não se acabar. Temos a preocupação de falar de manejo. Fizemos uma campanha paralela a cavalgada que foi conversar com o pessoal das comitivas, da conscientização, do bem estar  dos animais, o trato com os animais. Pois no fundo, temos que tratar os animais antes da cavalgada, dando água, não bater nos animais, não ingerir  bebidas alcóolicas, olhar o bem estar do cavalo e do cavaleiro (...). Enfatiza a professora.

A professora lembra ainda que os animais devem ser vacinados, forrados, estar nutridos e bem alimentados para participar de quaisquer atividades esportivas. Os cavaleiros andarem somente nas ruas em ordem e a população ficar na calçada, não invadir a cavalgada com os veículos, pois podem assustar também os cavalos. Deve haver uma parceria e um respeito mútuo.  

A cavalgada teve a concentração na Centro Olímpico, seguiu pela Avenida Bernardo Sayão, Avenida Brasil seguindo até o Parque para saborear uma deliciosa Galinhada.