INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Prefeitura de Ceres realiza atividades em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Direitos Humanos

A Prefeitura de Ceres, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar realizam durante o mês de maio uma série de atividades pela Campanha Nacional Faça Bonito de “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembrada anualmente no dia 18 de maio.

A data, criada em 2000, tem o objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem e revelarem situações de abuso e violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa prática criminosa.

Nessa perspectiva, será realizado no dia 18 de maio, a Caminhada Faça Bonito, a partir das 7h30, com concentração na Praça Cívica, visando reafirmar a responsabilidade da sociedade civil em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. O slogan "Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes" quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada no Brasil.

Com o objetivo de discutir o tema com as crianças e adolescentes do município, a Secretaria de Educação realiza entre os dias 04 a 29 de maio o concurso de desenhos em cartaz com os alunos do ensino fundamental 1ª fase (1º ao 5º ano) e o concurso de produção de textos com os alunos do ensino fundamental 2ª fase (6º ao 9º ano). O resultado e a entrega da premiação acontecerão no dia 29 de maio, no Centro Cultural, a partir das 08h30.

18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Denúncia

O “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.  Funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br. E, também, no Conselho Tutelar do Município de Ceres por meio dos telefones 3323.2249 ou 8525.6752.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Ceres