
O representante da classe Comercial do ConCHESP ( Conselho Consultivo da Chesp) Lucas Rafael Dourado Caldas, atual sócio proprietário do Supermercado Armazém , reuniu com empresários revendedores de bebidas e sorvetes da cidade de Ceres e Rialma (7) para explicar o valor real de cada produto após refrigerado depois do aumento de energia no Brasil.
Na composição de custos da energia lembrou o Custo de Geração; Custo de Transmissão e Distribuição; Percas Técnicas e não técnicas; Impostos e Encargos.
Nos Custos atuais e composição tarifária lembrou o Consumo; Bandeira Tarifária; Impostos; Iluminação pública.
Atualizou todos presentes sobre as novas bandeiras reguladoras de energia; O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha; as mesmas cores dos semáforos que indicam o seguinte:
- Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
- Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;
- Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,055 para cada quilowatt-hora kWh consumidos.
O aumento de energia nos últimos sete meses; Reajuste Tarifário Anual; 24,42% (Baixa Tensão);Setembro de 2014, Revisão extraordinária: 21,30% (Média) Março de 2015;nBandeiras Tarifárias Janeiro de 2015.
Justificou o custo de venda para cada tipo de bebidas e sorvetes refrigerados nos modelos apresentados nos comércios da região. Lucas Caldas salientou a necessidade de calcular todas as despesas e provou com dados precisos a necessidade de ter um alto número de giro e vendas em produtos de cada equipamento que refrigera. O descuidado poderá gerar muito prejuízo ao empresário.
Na reunião engenheiros elétricos e administrativos da empresa CHESP, que aplaudiram o empresário que representa a classe comercial do conselho consultivo.