INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Bombeiros alertam para medidas que podem evitar afogamentos
Prevenção

O  Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar cinco vítimas de afogamento nesse final de semana em Goiás. Nos cinco casos, equipes de mergulhadores da corporação foram deslocadas para resgatar os corpos das vítimas. Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático revelam que 90% das mortes por afogamento no Brasil poderiam ser evitadas. Os bombeiros alertam para ações preventivas contra afogamentos.

Uma criança de seis anos do sexo feminino desapareceu nas águas enquanto brincava em uma represa de um assentamento rural de Novo Planalto, no sábado, dia 10. O segundo caso foi de um adolescente de 17 anos que desapareceu nas águas do Rio Corrente, em Itarumã, também no sábado.

Em Cidade Ocidental, um jovem morreu afogado em um lago. No domingo, dia 11, um rapaz de 21 anos morreu ao tentar atravessar um lago em Itumbiara e outro, de 20 anos, se afogou quando nadava em uma represa de um clube, em Rio Verde. As buscas pela vítima de Itumbiara foram retomadas na manhã desta segunda-feira, dia 12.

O calor desta época do ano é propício para que as pessoas procurem o meio aquático como forma de lazer. Os bombeiros ressaltam que é necessário redobrar as medidas preventivas para que o lazer não se transforme em tragédia.

Medidas podem evitar o afogamento:

  • Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos;
  • Não entre na água se tiver ingerido bebida alcoólica;
  • Sempre informe um parente ou amigo sobre o local e a hora do seu retorno, se for fazer esse tipo de passeio sozinho;
  • Antes de pescar ou tomar banho certifique-se que o local é seguro;
  • Sempre utilize colete salva-vidas quando estiver embarcado, seja em canoa ou jet-ski;
  • Tome muito cuidado ao caminhar sobre as pedras para não escorregar e cair na água;
  • Nunca mergulhe de cabeça, pois isto já provocou diversas mortes ou paralisia;
  • Se você for socorrer alguém, não utilize de meios de improviso, evitando o contato direto com a vítima, por exemplo, jogue uma corda com algum objeto que flutue na ponta e após a vítima agarrar o objeto puxe para a margem;
  • Os pais ou responsáveis sempre devem supervisionar as crianças, não deixando-as sozinhas próximas de rios ou lagos, mesmo que estejam utilizando o colete salva-vidas.

- Goiás Agora