INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Caminho de Cora Coralina destaca as belezas de Corumbá à cidade de Goiás
Turismo

A população em geral já pode curtir as belezas do Caminho de Cora Coralina, entre Corumbá e a cidade de Goiás, trajeto cuja sinalização foi concluída. Com um total de 246 quilômetros, partindo de Corumbá, o Caminho passa por Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, terminando na antiga capital do Estado.

O nome reverencia a poetisa e contista Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida na cidade de Goiás, em 28 de agosto de 1889. A implantação do projeto Rodovia Temática — Caminho de Cora Coralina é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) e resgata o roteiro histórico dos antigos viajantes.

Lazer e belezas da região
Aliado ao aspecto histórico, o objetivo do Caminho de Cora Coralina é proporcionar o lazer e o conhecimento das belezas da região, tanto do ponto de vista dos recursos naturais — inserida a preservação ambiental — quanto da culinária típica. Visitas às ruínas de antigas lavras de ouro, bem como às fazendas históricas, são outros atrativos do aprazível passeio. O projeto do Caminho de Cora Coralina é uma ação de desenvolvimento regional, com grande potencialidade de geração de emprego e renda, mas também uma opção turística diferenciada. Futuramente, outros caminhos, saindo de Brasília, serão integrados ao projeto.

Os passeios pelo Caminho de Cora podem ser realizados a pé, de bicicleta e a cavalo, ou mesmo por meio de carros apropriados, utilizando alguns desvios onde existam trilhas estreitas. Em alguns trechos, o trajeto poderá ser feito por rodovias asfaltadas, onde serão implantados Pontos de Fuga, para que os turistas que se utilizarem de automóveis possam deixá-los em estacionamentos localizados ao longo da via e, assim, terem acesso a trechos do Caminho de Cora.

Foto: Segplan

Pontos de apoio
Caminho de Cora Coralina foi mapeado pela Segplan, em função do roteiro e no sentido de localizar e cadastrar possíveis pontos de apoio que serão implantados na próxima etapa do projeto, tais como fazendas e pessoas que possam oferecer hospedagem e alimentação aos turistas. A ideia geral é que se estruture o Caminho de Cora como trilha interpretativa, caracterizada por um conjunto de vias e percursos com função vivencial e apresentação de conhecimentos históricos, culturais, ecológicos e socioambientais da região.

Situado em uma área geográfica dotada de atributos naturais diversificados e inserido no bioma do Cerrado, o percurso da trilha é autoguiado por meio da sinalização e de mapas, e será percorrido por caminhantes que podem ser acompanhados por guias ou condutores ambientais. Nas imediações dos trechos do Caminho de Cora destacam-se ainda atividades de turismo de aventura, algumas já consolidadas, como pequenas caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, pêndulo, turismo fora de estrada, rapel, escalada, tirolesas e boias-cross.

- Goiás Agora