INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, discute propostas para reduzir acidentes com eletricidade.
Acidentes

A energia elétrica, que proporciona um banho quente, alimentos refrigerados e que permite ligar a TV, o rádio e o computador, pode também, Luciano, provocar acidentes e até mortes. No ano passado, aqui no Brasil, foram mais de 800 mortes ligadas a acidentes com eletricidade. 

Quando algum equipamento em casa tem uma falha ou a pessoa quer instalar uma antena, por exemplo, e não procura um especialista, ela se expõe a riscos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, no ano passado, 860 consumidores morreram no Brasil por causa de descargas elétricas. Nesta semana, a Aneel realizou um encontro em Brasília para discutir como prevenir e reduzir as mortes por esse motivo. As distribuidoras de energia contribuíram com iniciativas que deram resultados positivos. No Ceará e no interior de São Paulo, as empresas investiram na manutenção e segurança da rede. Já em Minas Gerais, o consumidor recebeu informações por meio de campanhas. Além das experiências já existentes, o encontro reuniu propostas. Uma delas é da própria Aneel, chamada Sinal Tarifário. É o que explica o superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição da Aneel, Carlos Alberto Calixto Mattar: "Eventualmente poderá ser o tipo de incentivo assim: a empresa que tiver morte zero terá a sua tarifa integralmente, aquela definida no reajuste ou na revisão. A empresa que tiver morte, ela terá uma penalização". 

Nelson Goretti é eletricista em Brasília há 30 anos. Para ele, o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais apresentam problemas em casa. Mas, quando isso acontece, Nelson faz um alerta: "Deu alguma pane, alguma falha, alguma coisa, chame alguém especializado para poder trabalhar e reparar o seu chuveiro, fazer o que for necessário. Não procure improvisar. Procure uma pessoa habilitada". 

As propostas discutidas nesta semana, em um encontro em Brasília, ainda vão ser debatidas numa consulta pública com a sociedade e numa outra reunião, no ano que vem, com representantes do setor elétrico. Outras informações em www.aneel.gov.br

 

A voz do Brasil