INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Alunos da Escola Pública de Santa Isabel poderão ficar sem professores no segundo semestre.
Cidadania

Alunos da Escola Pública de Santa Isabel poderão ficar sem professores no segundo semestre.

 

Nesta quinta-feira (01 de junho), a Prefeita Municipal de Santa Isabel Cássia Dourado convocou servidores da administração municipal para uma reunião, juntamente com servidores efetivos, aposentados e pensionistas com o objetivo de informar sobre o déficit financeiro do FUMPRESI e informar sobre a prorrogação do Concurso Público, tão esperado pela população.

 

Com a obrigação de cumprir determinação judicial, a equipe de administração informou na ocasião, as mais variadas ações do município na busca alcançar saldo positivo do fundo municipal. Uma das opções, seria o Concurso público, necessidade de todo o município que, em Santa Isabel, está a décadas sendo prorrogado acumulando percas e gastos com servidores efetivos, acumulando ano após ano perca estimada de aproximadamente 100 mil ao ano. Gastos que poderiam ser economizados dos cofres públicos.

 

O motivo que gerou um desequilíbrio, foi uma Lei editada no ano de 2015, abrindo oportunidade para se colocar comissionados em número muito elevado na gestão pública. A Lei foi até discutida sua inconstitucionalidade, pelo fato de haver comissionados em excesso, causando um desequilíbrio nas contas municipais. Foi tentado prolongar até a existência de um concurso público par suprir e resolver a demanda.

 

No Município, a maioria dos comissionados estão inscritos e aguardam o concurso público que deverá acontecer brevemente em Santa Isabel e assim tentar  ser aprovados e entrar como efetivos, colocando o governo municipal em um equilíbrio com o fundo de previdência.

   A contribuição dos servidores hoje  é 14%, a contribuição patronal do município está em 47%.

Com uma ordem judicial, foi reestruturado a Lei de Cargos e Salários, enviado a Câmara Municipal, onde trouxe grande melhorias aos servidores. Houve mais exigências aos servidores e melhoria significativas quanto a questão salarial. Posteriormente, preparado para a realização do concurso público.

Durante a tramitação da realização do Concurso Público, ouve alguns entraves, o tribunal de Contas pediu a modificação de alguns itens no Edital que, foram modificados. O Concurso caminhando para sua realização.

Houve uma denúncia no Ministério Público informando que a prova não poderia ser realizada por não respeita um item da Lei Orgânica do Município ( Art. 20), que encerrado as inscrições deveria aguardar trinta dias para a realização das provas. A equipe jurídica não percebeu esse artigo, foi então suspenso novamente pelo prazo exigido.

Foi enviado pelo Poder executivo um Projeto de Lei para não mais atrasar a realização do Concurso. Justificando urgência frente a Fundo de Previdência que precisa ser regularizado por conta da arrecadação, hoje, negativa. O Projeto foi rejeitado pelos Vereadores Artêmia Leão, Cálita Tatiana e do Vereador Edmilson, prejudicando mais uma vez a realização do concurso, que seria realizado nesse final de semana.

Para respeitar o Artigo 20, o município de Santa Isabel, deverá agora, prorrogar mais trinta dias para a execução de um possível concurso público, respeitando assim os prazos cabíveis. Dificilmente o município de Santa Isabel terá nesse prazo, novos servidores efetivos, principalmente nas salas de aula e atender as crianças do município.

Matéria e fotos: Ferdinando Ricardo.