INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Previsão da Conab indica que a safra 2013/2014 obteve 193.600.000 Toneladas de grãos, um crescimento de 2,6% em relação a safra passada.
Agricultura

Cento e noventa e três milhões e seiscentas mil toneladas. É essa a previsão do nono levantamento de grãos da Safra 2013/2014, divulgado hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab. A estimativa representa um aumento de 2,6% ou o equivalente a 4,9 milhões de toneladas acima da safra passada.

A produção de milho foi o principal destaque: registrou um aumento de 2,3 milhões de toneladas em relação à pesquisa de safra do mês passado. O ministro da agricultura, Neri Geller, ressalta que o clima favorável foi o fator decisivo para a recuperação das lavouras do grão: “O que está se confirmando é o clima muito favorável, principalmente no Centro?Oeste e no MaToPiBa. Nós plantamos o milho segunda safra com um pouco de atraso em função do excesso de chuva que teve no mês de fevereiro. O normal seria concluir o plantio até o final do mês de fevereiro, se alastrou até o dia 10, 15 de março, e mesmo com esse atraso, atrasou também as chuvas, tanto é que abril e maio foram meses que, se olharmos o histórico, teria menos chuva, e esse ano choveu bastante, o que consolidou a segunda safra e está mostrando aí que tem um incremento de quase dois milhões de toneladas”.

A preocupação da Conab é com as chuvas do Sul do país nesse período, que podem afetar o cultivo do trigo e a colheita do feijão. Mas segundo João Marcelo Intini, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, o governo continua otimista para alcançar os resultados previstos: “Estamos acompanhando as chuvas no Sul do país, mas, enfim, toda expectativa positiva frente às qualidades que o clima nos oferece agora. Nessa safra, o plantio de grãos deve ocupar quase 57 milhões de hectares no país, 6,2% a mais que a área total da safra interior. A soja ampliou a área em 8,5%. Trigo, algodão, mamona e girassol também tiveram um aumento superior a 15% na área plantada”, afirmou o diretor.

 

Fonte da Notícia: A voz do Brasil / EBC Serviços- 10/06/14