INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Ceres dá exemplo para o Brasil em reeducação de detentos em Sistema Prisional.
Política


 Ceres, mesmo com pouca extrutura, dá exemplo  para o Brasil em reeducação de detentos em sistema prisional.

Neste sábado, a Prefeitura Municipal de Ceres certifica vários detentos do sistema prisional. Em uma discreta solenidade, criadores do projeto fizeram a entrega dos certificados aos  Reeducandos  na cidade ceresina.

Os reeducandos fizeram o curso pela ECOPAV (Empresa de Consultoria em Pavimentação Ltda), apresentaram um ótimo desenvolvimento e vontade de nova integração social.

O Secretário Municipal de serviços Urbanos Reginaldo Alves, envolvido no projeto com o sistema carcerário de Ceres, no momento em que iniciava a certificação aos detentos e reeducandos disse sobre a dificuldade e a falta de credibilidade pelas pessoas e autoridades. Falou do bom desenvolvimento dos trabalhos, a boa vontade de reinserção na comunidade pelos reeducandos.

No início do projeto a prefeita nos disse ;?Se nós não conseguirmos tapar nenhum buraco, se nós não conseguirmos  trocar uma lâmpada, se não conseguirmos nada, mas, se nós conseguirmos  dar dignidade ás pessoas, se fazer com que esse programa de reinserção social, a cooperativa dos reeducandos dê certo, eu já ganhei o meu governo?  . Reginaldo  completou ? ? (...) e ela tinha razão. Nós temos que trabalhar com as pessoas. Nós temos que trabalhar em resgatar as pessoas. Hoje nós temos esta oportunidade?.  Quero agradecer imensamente  ao Dr. Guilherme que foi um ?parceiraço?, com sua coragem  nessa missão. Dr. Luciano com sua personalidade Jurídica  e poder fazer esse convênio, através da unidade?. ?Com sua coragem, nos possibilitou fazê-lo. Aos agentes do sistema penitenciário, a todos que contribuíram neste programa?.

Só erra quem tenta acertar. Quem não tenta acertar não erra nunca. Vocês são testemunhas que este programa está dando certo. O nosso espaço está ficando pronto, logo teremos mais cursos, ensinar o uso correto dos equipamentos, aprender a trabalhar corretamente, com segurança e maior produção. Finalizou o Secretário Reginaldo Silva.

O Presidente do Conselho da Comunidade Dr. Luciano do Valle em suas palavras disse que todos os trabalhos realizados é uma soma de grandes esforços; -? A três anos atrás quando assumi o conselho da comunidade, eu não tinha noção da responsabilidade que estava assumindo. Pensei que era simplesmente mais um conselho. Simples conselho onde se limitava a algumas reuniões, meia dúzia de atas fabricadas, que é o que se costumam fazer. Nós temos matado um leão por dia, para conseguir cumprir o nosso papel. Que é dar dignidade, dar oportunidade a vocês.

A uma certa perseguição no poder político por parte de adversários, gente que torce para o contra; ?não pode  por que a lei fala isso?,  ?não pode por causa daquilo?, inclusive alguns outros defensores que pensam que a gente ganha alguma coisa por trás disso  (alguns advogados com conversinhas atravessadas), Mas,  mesmo assim isso não nos desmotiva. Vamos trabalhar, e se Deus quiser, vamos conseguir mais melhorias para os detentos que querem  aprender e querem melhora.  (...) ?? Vou trabalhar incansavelmente para isso, pois realmente é uma soma de esforços.

 A  prefeita aguentando críticas, perseguições. Pessoas indo fotografar e filmar para fazer críticas destrutivas. Ninguém chega pra você e diz, - ?porque você não faz assim, ou melhora isso desse jeito.

A cabeça do Dr. Guilherme que fica em risco, quando toma certas atitudes que as vezes não é contra a lei e não tem previstos ficando a mercê. E por causa de seu cargo de direção fazendo boas interpretações.

A Coragem do Dr. Lázaro (no Poder Judiciário) enfrentando isso aí conosco, em peitar esse projeto. Uma soma de esforços dos funcionários da prefeitura, funcionários do estado, da secretaria e do conselho. ? ? (...) essa dívida que vocês tem com a sociedade seja paga, e vocês continuem de cabeça erguida, com dignidade. Trabalho é sinónimo de dignidade. Completou Dr. Luciano.

 O Diretor da Unidade Prisional de Ceres Dr. Guilherme agradeceu e elogiou todos os re-educandos, informou que a polícia civil estará em um novo prédio e o mesmo será transformada em uma escola para a tender os  detentos.

?? existe um paradigma que tem que ser quebrado; o preso não serve pra nada; o preso é o resto da sociedade. ?Ficou bem claro, bem explícito para nós que estamos aqui na frente, que isso não é verdade. Vocês são superiores a muitos servidores que faziam ali o mesmo serviço. Vocês superaram as expectativas inclusive as minhas.

Todo dia acordo e vejo que estou indo no caminho certo. Ajudando os senhores a sair do presídio com um novo caminho a enfrentar pela vida.?-? eu sei que nesse grupo aqui 90% terão sucesso?. Dr. Guilherme agradeceu a parceria e envolvimento de todas as autoridades em querer dar um ofício e uma nova perspectiva aos detentos que querem uma nova vida.

Sr. Cláudio representando os reeducandos do Sistema prisional de Ceres, agradeceu o apoio de todos  que estão correndo atrás de uma melhora.- ? quero agradecera prefeita que abriu as portas para nós, ao Dr. Luciano, Dr. Guilherme a todos que querem nos ajudar?. (...) ?estava a três anos e seis meses sem ver o sol.  Dr Guilherme assumiu, já saímos lá pra fora?. ?Hoje, os presos estão todos os dias no trabalho, estamos dando o máximo, todos de cabeça fria para conseguir uma melhora lá pra frente?. ?Só de estar de fora da cadeia, ganhando uma ajuda financeira, já é muito gratificante para nós?. Concluiu o reeducando.

Outros detentos deram seu parecer e agradeceram o apoio e a oportunidade pela equipe gestora.

A Prefeita de Ceres Maria Inês (PT) antes de certificar os detentos , falou da construção das políticas públicas, muitas vezes tendo que matar  ?onças e leões ? que aparecem no dia a dia ( quando enfrenta a perseguição política, críticas destrutivas, pensamentos negativos).Após acolhe-los, agradeceu aos parceiros e responsáveis  pelo bom desenvolvimento do projeto Dr. Luciano, Dr. Lázaro (pela parceria e credibilidade nas pessoas), Dr. Guilherme e seu diferencial, percebido no projeto, ao Reginaldo que se apossou e adotou essa ideia entre outras pessoas que contribuiram diretamente  e indiretamente.

-?Nós vivemos em uma sociedade que observa bens, poder. Não é o que você é, mas o quê você tem.  Infelizmente modifica todos os valores que não são de hoje. A comunidade sempre segregou?.  ? A inclusão, a injustiça social, oportunidade, igualdade de oportunidade ela ainda tem muito a melhorar. Mesmo escrito na constituição ? todos somos iguais perante a lei, homens, mulheres, pobres, ricos, negros, brancos , índios. Não é bem assim ainda na nossa cultura.   ? precisamos romper essa cultura que nos separa. Discrimina as pessoas. Destruí as pessoas?.  

_? é importante que voltem para as ruas  sejam re inseridos  na sociedade , voltem para suas famílias, seu ambiente. Conquiste seu espaço na sociedade e contribuam para modificar esses valores e essas injustiças sociais, que se percebem em torno. Dando exemplos que pode ser diferente. Juntos faremos essa diferença, para nossos filhos, netos e para a sociedade. Completou Inês.